Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

 

Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre-Dame de Paris, um dos principais monumentos da França na tarde de hoje (15/04/2019). O fogo começou na parte superior da construção por volta das 18h50m em Paris e demorou mais de quatro horas para ser controlado pelos bombeiros.

 

Listado como Patrimônio da Humanidade desde 1991, a Catedral de Notre-Dame de Paris é um dos principais pontos turísticos da França. Dessa forma, o monumento recebe mais de 10 milhões de turistas de todas as partes do mundo anualmente. Inclusive, em outro post já havíamos indicado a Catedral como uma das 7 atrações imperdíveis para visitar em Paris.

 

A torre mais alta da igreja desabou, após uma hora de ser consumida pelas chamas. Contudo, a estrutura da Catedral foi declarada a salvo pelo chefe dos bombeiros de Paris, Jean-Claude Gallet. Entretanto, a estrutura da “charpente” da Catedral, um quadro interno construído parte no século 13 e parte no século 19, queimou completamente. Assim, segundo Andre Finot, porta-voz da Notre-Dame, “não deve sobrar nada” dessa parte.

 

Este vídeo mostra o exato momento em que a torre mais alta da Catedral desaba:

 

Causas do incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

 

As causas do incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris ainda são desconhecidas. Porém, acredita-se que uma reforma no telhado da edificação possa ter originado o incêndio. As chamas e a fumaça puderam ser vistas de vários pontos da cidade.

 

Apesar da proporção do incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris e de haver visitantes no local, ninguém ficou ferido. Isso porque a polícia parisiense agiu de forma rápida, retirando os turistas que estavam dentro da igreja e isolando a área ao redor de Notre-Dame. Além do perímetro de Notre-Dame, o acesso à Île de la Cité foi completamente fechado. Além disso, linhas de ônibus que circulam na região tiveram suas atividades interrompidas. Ainda, a Estação do metrô Cluny-La Sorbonne também ficou fechada durante a operação dos bombeiros.

 

Obras de arte

 

Segundo o padre Frédéric (sacerdote na Notre-Dame), todas as obras de arte da Catedral foram salvas, incluindo a coroa de espinhos e os santos sacramentos. Sem falar das 16 estátuas de cobre que foram removidas da parte superior da edificação na última quinta-feira (11) para serem limpas e por esse motivo acabaram escapando das chamas.

 

História da Notre-Dame de Paris

 

A Catedral fica situada na Île de la Cité, em Paris, às margens do Rio Sena.  Com mais de oito séculos de história, a Catedral de Notre-Dame de Paris foi testemunha de majestosas celebrações, como a coroação do Rei Henrique 6º no ano de 1431 e a coroação do Imperador Napoleão Bonaparte em 1804. Ainda, Notre-Dame também assistiu à beatificação de Joana D’Arc em 1909.

 

A Catedral começou a ser construída em 1163 e suas obras só foram concluídas em 1345. Suas gárgulas (estátuas em formas de grandes pássaros sinistros – marco da arquitetura gótica), protegeram Notre-Dame ao longo dos séculos.

 

O mundo lamenta o incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

 

Incêndio em Notre-Dame de Paris

Homem leva mãos à cabeça ao ver Notre-Dame ser consumida pelo fogo. Foto: G1

 

Devido à grande fama e relevância histórica da Catedral de Notre-Dame de Paris, a notícia do incêndio que atingia o monumento rapidamente se espalhou pelos quatro cantos do mundo.

 

Trata-se de uma tragédia de cunho internacional, que abalou não somente os franceses, mas também a todas as pessoas. E isso, independentemente de já terem ou não visitado Notre-Dame.

 

Inclusive, nós, da GIMtravel expressamos o nosso profundo pesar pelo acontecido. Estamos todos estarrecidos com essa tremenda tragédia, que envolveu um dos maiores monumentos culturais e religiosos da França. Várias foram as visitas memoráveis realizadas por nossa equipe de guias turísticos ao local. Esperamos um dia poder nos recuperar de tamanho trauma.

No Comments Yet.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: