Vinhoterapia: o que é, benefícios e onde encontrar

Provavelmente você já deve ter lido ou escutado que o vinho é “o alimento da alma”. Mas, o que talvez você ainda não saiba é que a bebida também é utilizada em tratamentos de beleza. Aliás, a técnica atende pelo nome de vinhoterapia e utiliza as propriedades terapêuticas do vinho na estética.

Na França, por exemplo, a vinhoterapia é cada vez mais comum. Inclusive, é lá que se encontra o primeiro spa do vinho criado no mundo, em Bordeaux. Neste artigo você vai entender melhor como usar o vinho a seu favor e onde encontrar esse tratamento na terra da Torre Eiffel.

O que é a vinhoterapia?

A vinhoterapia é uma forma de transformar as propriedades antioxidantes do vinho em tratamentos voltados à beleza. Isso é feito a partir dos extratos polifenólicos presentes na uva, que permitem uma série de benefícios à pele.

Além dos cosméticos que surgem utilizando o vinho em sua composição, há também os chamados Wine Spa, ou “spa de vinho”. Essa tendência de cuidados pessoais começou com a francesa Mathilde Cathiard Thomas, que pertence a uma família tradicional de produtores de vinho.

Após aprender mais sobre o potencial antioxidante das uvas e como elas auxiliam a retardar o envelhecimento, Mathilde fundou então as Termas de Caudalie, em Bordeaux. Assim, ela fundou a Caudalie e, posteriormente, o primeiro spa de com terapias a base de vinho do mundo, em 1999.

Benefícios da vinhoterapia

Mas, afinal, por que você vai se permitir a tratar a sua pele com vinho? De fato, essa é uma dúvida muito comum, já que muitas pessoas desconhecem o poder do vinho muito além de uma bebida.

Além de ser um antioxidante, conforme pontuamos anteriormente, ele possui muitos benefícios para quem sonha com uma pele jovem. Segundo vários estudos científicos, há provas de que os produtos estéticos com propriedades das uvas atuam de inúmeras formas na pele:

  • Previne a destruição do ácido hialurônico;
  • Aumenta a firmeza;
  • Combate os radicais livres;
  • Combate o envelhecimento;
  • Ativa a circulação sanguínea;
  • Previne a celulite;
  • Promove o relaxamento;
  • Estimula a eliminação de toxinas;
  • Diminui as inflamações;
  • Melhora a hidratação;
  • Otimiza a cicatrização.

Onde encontrar?

Hoje em dia há vários cosméticos que você pode comprar e aplicar em casa com propriedades do vinho em sua composição. Porém, a vinhoterapia em sua essência é mais do que isso: é um tratamento completo, personalizado e restrito.

Mas por que restrito? Porque o termo “vinhoterapia” é patenteado, e graças a isso somente seis spas ao redor mundo são autorizados e vender esse tipo de terapia. Contudo, isso não significa que você não encontrará tais métodos em outros lugares, mas é sempre bom pesquisar antes.

A seguir você vai conhecer algumas dicas de onde encontrar esses tratamentos na França. E, para cada uma delas, conte com os serviços de planejamento de viagens da GIMtravel.

Les Sources de Caudalie

Este é realmente o ponto de início da vinhoterapia. E o serviço é 5 estrelas, ou seja, você renova o corpo e a mente em uma experiência única.

Há vários tipos de tratamentos disponíveis nesse spa, localizado em Bordeaux-Martillac. Ele possui as Fontes de Caudalie, onde combina o vinho com as águas termais para um ritual personalizado.

No entanto, há também massagens com óleos de semente de uva ultrafino e tratamentos voltados especialmente para a face, mãos e pés. Ainda, o spa trabalha ainda com processos de curas, que podem ser voltados para o emagrecimento, por exemplo.

Além disso, a beleza do espaço impressiona, pois está em meio à natureza e oferece também um hotel 5 estrelas para receber famílias inteiras. Para isso, as reservas para os tratamentos devem ser feitas com antecedência através do site do Les Sources de Caudalie.

Vinésime

Já o Vinésime Millésime de Beauté é um spa que também oferece produtos e protocolos a base de vinho. De acordo com o local, trata-se de “uma jornada sensorial”, que é realizada a partir da safra do Climats de Bourgogne.

Os tratamentos são voltados para o corpo todo, mas há também métodos específicos para a pele facial. Ou seja, há desde terapias voltadas ao relaxamento até esfoliação. Inclusive, uma das propostas chama-se “Fuga Divina nas Videiras”, que é inspirada em rituais tailandeses para promover o relaxamento.

O spa fica em Gevrey-Chambertin, na Borgonha, e no site é possível encontrar todas as suas informações.

Chateau de Pizay

Em Beaujolais há outro spa de vinhoterapia, desta vez em um chateau medieval. Dessa forma, o local combina relaxamento com hospedagens dignas de rainhas.

O destaque é a hidroterapia em uma piscina multissensorial com água quente e também saunas. Tudo isso é aliado, é claro, aos tratamentos com vinho! Além disso, há também espaço para a prática de exercícios físicos, entre outras comodidades no local.

O local conta com uma extensa área verde ao redor e um restaurante muito elogiado. Ele está localizado a cerca de 45 minutos de Lyon e no site é possível realizar reservas.

Royal Champagne Hotel & Spa

Por fim, cabe-nos mencionar o Royal Champagne Hotel & Spa, inaugurado em 2018. Este spa conta com piscinas internas e externas, estúdio de yoga e academia. Ou seja, é muito mais do que vinhoterapia: é um centro de bem-estar de alta qualidade.

Além da decoração de alto padrão e requinte, a vinhoterapia é o destaque neste spa de luxo. Os tratamentos incluem massagens, rituais holísticos e protocolos para o corpo e pele facial. Você também pode combinar vários deles ou optar por apenas um.

A experiência completa é combinada com a hospedagem no local, que conta com um restaurante renomado. As reservas online podem ser realizadas no site do Royal Champagne Hotel & Spa.

Entregue-se à vinhoterapia com a GIMtravel

A sua experiência com os vinhos franceses pode ficar ainda melhor se você combinar a vinhoterapia com uma visita pelas vinícolas do país. Assim, você conhece o melhor da França com guias em português e ainda cuida de si em um ritual de renovação e conforto!

No Comments Yet.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: