O que visitar em Paris – 7 atrações imperdíveis

Você tem pouco tempo em Paris e não gostaria de perder o essencial? Ou já veio até a cidade mas não lembra o que é imperdível? A capital da França é uma cidade repleta de atrativos para todos os gostos e idades. Conhecida como Cidade Luz, Paris é linda, romântica e rica em história, cultura, gastronomia, lojas e pontos turísticos imperdíveis. Saiba o que visitar em Paris, seja essa a sua primeira viagem a Paris ou uma visita de retorno, sempre haverá um monumento na cidade esperando ser apreciado por você; abaixo listamos os 7 pontos turísticos que você não pode deixar de visitar em Paris durante a sua estada na cidade:

O que visitar em Paris : O símbolo de Paris, a Torre Eiffel

Como não visitar em Paris, a dama de ferro? A Torre Eiffel é o monumento mais famoso de Paris e talvez do mundo. Aberta à visitação pública, entre os horários das 9h da manhã e meia noite (durante o horário de verão). Símbolo de Paris e monumento mais visitado da Europa, a Torre Eiffel foi construída no final do século XIX (entre os anos 1887 e 1889) para comemorar os cem anos da Revolução Francesa. Monumento arquitetônico que dispensa apresentações, a Torre foi projetada por Gustave Eiffel e trata-se de uma escultura composta por mais de 10 mil toneladas de metal e 320 metros de altura. Ela foi construída para a exposição Universal de Paris de 1889.

torre eiffel paris guia brasileiro visitas o que fazer em paris

Vista da Torre Eiffel na beira do rio Sena.

Localizada no Champ de Mars em Paris, na França, a Torre Eiffel possui em seu interior várias lojas, restaurantes e até mesmo um “caminho cultural”, com objetos informativos sobre o monumento, como réplicas, cartazes e filmes. Seus 1710 degraus são divididos em 3 andares, 328 só para o primeiro! Mas não se assuste: se você não tiver pernas atléticas para subir as escadas da torre, o percurso também pode ser feito por elevador. Um dos pontos turísticos mais famosos e imperdíveis da França. Do topo da Torre Eiffel é possível ter uma vista deslumbrante da cidade de Paris. Um passeio realmente inesquecível.

restaurante-na-torre-eiffel - euro Dicas

Restaurante dentro da Torre Eiffell – Euro Dicas

O que visitar em Paris : O Arco do Triunfo

Não se esqueça de incluir na sua lista de lugares para visitar em Paris, o Arco do Triunfo.
Um monumento histórico que representa as vitórias militares do imperador Napoleão Bonaparte, após finalizar a batalha de Austerlitz. Projetado pelo arquiteto Jean-François Chalgrin, a construção do arco iniciou-se em 1806, mas somente após 30 anos foi inaugurado, em 1836. Nos pilares do Arco estão gravados os nomes de 128 batalhas vencidas pelo exército de Napoleão Bonaparte e de seus 558 generais. Destaque para o Túmulo do Soldado Desconhecido, que fica na base do arco.

arco-do-triunfo - emabarque na Viagem

O Arco do Triunfo, um monumento histórico que representa as vitórias de Napoleão Bonaparte. Foto: Embarque na Viagem

Localizado na Place du Général-de-Gaulle, no alto da avenida Champs Elysées. O Arco do Triunfo possui ótima localização e pode ser facilmente acessado por linhas de ônibus, trens e metros.  Para chegar até o monumento existem passagens subterrâneas com saídas em diferentes avenidas da cidade; estas são as formas mais seguras de chegar até ele, já que o mesmo fica no meio de uma rotatória perigosíssima. Aberto a visitas, você pode visitar em Paris o arco, todos os dias, mas para subir nele, o horário de funcionamento é das 10h às 23h todos os dias (até as 22:30h durante o outono e inverno). Apesar de parecer uma estrutura maciça, é possível subir pelo interior do arco, através de 286 degraus que separam a sua base do topo. A vista de Paris lá de cima também é incrível!

Rotatória do Arco do Triunfo - Embarque na Viagem

Rotatória do Arco do Triunfo. Foto: Embarque na Viagem

O que visitar em Paris : Louvre, maior e o mais visitado museu do mundo

Instalado no antigo Palácio Real – uma edificação de arquitetura renascentista, o Museu do Louvre é detentor de um dos maiores acervos de obras artísticas do mundo. Entre tantos monumentos para se visitar em Paris, o Louvre é uma parada obrigatória. Antes de se tornar um museu o Louvre foi utilizado pela monarquia francesa como residência real. Lá eles acumulavam relíquias e coleções artísticas, algumas expostas até os dias de hoje. Os amantes de artes precisam reservar pelo menos metade do dia para apreciar o Louvre. Além da Mona Lisa de Leonardo da Vinci, as obras Van Gogh, Monet e de muitos outros artistas famosos fazem parte do acervo. Destaque para a escultura grega da Vénus de Milo e Os Escravos, de Michelangelo.
Se você não tiver tempo para uma visita do Louvre, vá até ele e visite o prédio por fora e o shopping no interior do museu. Ao menos você terá uma idéia da imensidão e reservará um dia  para visitá-lo em uma próxima vinda.

Museu do Louvre - BHAZ

O Museu do Louvre possui um dos maiores acervos de obras artísticas do mundo. Foto: BHAZ

Localizado entre a margem direita do Rio Sena e a Rue de Rivoli em Paris, é possível entrar no museu através da estação do metrô Palais Royal/Musée du Louvre e assim, evitar as enormes filas.  Quartas e sextas o museu abre das 9:00 às 21:45 h; às terças, permanece fechado; nos demais dias da semana os horários de funcionamento vão das 9:00 às 18:00 horas. No shopping do Museu do Louvre tem um polo gastronômico bem completo, composto por cafés, lanchonetes e restaurantes.

Mona Lisa - Louvre - Notícias ao Minuto

Uma das obras mais visitadas no Louvre, a Mona Lisa. Foto: Noticias ao Minuto

O que visitar em Paris : A catedral, palco do romance O Corcunda de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame de Paris é o mais antigo templo religioso em estilo gótico da França. Edificada entre os ano de 1163 e 1245, a Catedral de Notre-Dame localiza-se na Praça Paris, na Île de la Cité e é dedicada à Virgem Maria. Edificação capaz de impressionar qualquer um pelos seus belos vitrais, portas ornamentadas, objetos e esculturas religiosas, Notre-Dame já foi palco de acontecimentos importantíssimos, como a beatificação de Joana D’Arc e a coroação de Napoleão Bonaparte.

Catedral-de-Notre-Dame-TDA Corretora de Serguros

O mais antigo templo religioso em estilo gótico da França, a Catedral de Notre Dame. Foto: TDA Corretora de Seguros

Uma outra parada ou passagem obrigatória para se visitar em Paris.
As duas torres da Catedral de Notre-Dame oferecem ao turista uma bela vista da cidade de Paris. Ambas possuem 69 metros de altura, com cerca de 400 degraus que devem ser subidos a pé, já que a catedral não dispõe de elevador.  Se você tiver disposição, no topo das torres será possível visitar o local onde viveu o Corcunda de Notre-Dame, obra literária do escritor francês Victor Hugo. De lá é possível ver de perto as gárgulas (grandes esculturas medievais). Para desvendar os mistérios de Notre-Dame é necessário dispor de pelo menos metade do dia para visitar a catedral e admirar toda sua beleza e história. Para garantir um dos primeiros lugares na fila é preciso chegar bem cedo. As visitas são diárias, das 10:00h às 17:30h; a visita às torres são pagas.

Torres-da-Catedral-Notre-Dame-de-Paris-Viajoteca

Não deixe de visitar em Paris a Catedral. Vista das Torres da Catedral de Notre-Dame. Foto: Viajoteca

O que visitar em Paris : A cripta, o sítio arqueológico

Ao sair da Catedral de Notre-Dame, não deixe de visitar a Cripta, um sítio arqueológico que contém vários elementos arquitetônicos de mais de 2000 anos de existência, que retratam a evolução da cidade. Localizada na parte externa da Catedral de Notre-Dame, será fácil conhecer esses resquícios de construções da época do império romano, pois sua entrada fica em frente à igreja. O local foi descoberto durante escavações realizadas entre os anos de 1965 e 1972 e mostram construções pertencentes à antiga cidade de Lutécia.

cathedrale-notre-dame-de-paris-cripta- Viajento

Elementos arquitetônicos da Cripta. Foto: Jean-Pierre Dalbéra / Viajento

Uma parada que realmente vale a pena, pois é possível contemplar pilastras, paredes e demais elementos que marcam a evolução da cidade, da idade média até os dias atuais. A área de 2.200 m² da cripta podem ser exploradas de terça a domingo, das 10:00 às 18:00.

entrada da cripta - do RS para o mundo

A entrada da Cripta de Paris. Foto: Do RS para o mundo

 

O que visitar em Paris : Jardim das Tulherias, o mais belo parque

Um dos parques públicos mais bonitos de Paris, o Jardim das Tulherias (Jardin des Tuileries) fica localizado na margem direita do Rio Sena, entre a praça da Concórdia e o Arco do Triunfo do Carrossel. O jardim foi projetado por ordem de Catarina de Médici para decorar o Palácio das Tulherias, que foi destruído em um incêndio durante a guerra civil em 1871. O palácio foi demolido no ano de 1883 e o seu jardim foi recuperado e transformado no primeiro jardim público de Paris.

18-jardin-des-tuileries-Paris City vision

O Jardim das Tulherias é um dos parques públicos mais bonitos de Paris.

Repleto de estátuas ornamentais, o Jardim das Tulherias é considerado um museu ao ar livre. É possível contemplar esculturas como as de Henry Moore, Rodin, Carpeaux, Max Ernst e muitas outras (algumas danificadas, que simbolizam vitória e resistência). Árvores antigas, flores, fontes e atividades de lazer para crianças transformam o Jardim das Tulherias em um local de paz e descanso para as famílias. Dentro dos jardins você também poderá visitar o Museu L’Orangerie. A visita ao Jardim das Tulherias é diária, de graça e seus horários variam de acordo com a época do ano.

jardim das tulherias - dicas de Paris e França

Jardim das Tulherias. Ao fundo, o Museu L’Orangerie.

O que visitar em Paris : Avenida Champs-Elysées, para relaxar e fazer umas comprinhas

 

Champs-Elysées-nuit-_-550x278-_-©-Thinkstock

A Champs-Elysées é uma das mais belas avenidas do mundo. Foto: Office de tourisme de Paris

A Avenida dos Campos Elísios (Champs-Elysées) é um dos cartões postais de Paris e uma das avenidas mais belas do mundo. Seus quase 2 km de extensão são repletos de lojas, cafés, confeitarias, restaurantes e cinemas.

avenida champs elysées - Um pouquinho de cada lugar

O comércio da movimentada Champs Elysées em Paris, França. Foto: Um Pouquinho de Cada Lugar

É possível chegar na Champs- Elysées através de pontos turísticos como o Arco do Triunfo e o Jardim das Tulherias.

Para fazer uma visita completa de Paris e não perder nem um pouquinho da cidade, a GIMTravel, guia você, transformando sua viagem em uma experiência incrível.

Veja também :  sugestões de o que visitar próximo de Paris.

3 Responses

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: