Nice e suas lindas aldeias medievais

Com milhares de anos de trajetória, a França é conhecida por suas inúmeras aldeias medievais espalhadas pelo território do país. Repletos de história, cultura e construções emblemáticas, certamente esses locais atraem milhões de turistas todos os anos. Então, por que não conhecê-los melhor?

Entre os tesouros escondidos no território francês, as aldeias da Côte d’Azur são destinos surpreendentes. Embora a cidade francesa de Nice seja conhecida mundialmente pela beleza das suas praias, os seus atrativos vão além!

Afinal, os arredores de Nice possuem diversas aldeias medievais prontas para serem exploradas pelos amantes de história e viagem. Por isso, separamos uma lista com alguns dos destinos imperdíveis para quem vai visitar a região!

A cidade de Nice

Localizada na icônica região Côte d’Azur, Nice é decerto um dos principais destinos turísticos da França. Com uma população de cerca de 1 milhão de habitantes, é a quinta cidade mais populosa do país a segunda maior da costa mediterrânica francesa.

Além disso, a cidade pertenceu à Itália até 1860, quando se tornou parte da França. Mas, somente no século XIX o local se transformou em um pólo turístico importante para o país. E tal importância foi ainda maior no século XX.

Só para ilustrar, a cidade é dividida em duas margens. A parte mais antiga é localizada à esquerda e remete à arquitetura italiana, enquanto a margem direita apresenta o clássico estilo arquitetônico da França.

As aldeias medievais ao redor de Nice

Além dos atrativos concentrados em Nice, existe muita beleza para ser explorada nos arredores da cidade. Para os amantes de história e cultura, por exemplo, alguns dos destinos imperdíveis são as aldeias medievais encantadoras que cercam a região.

Devido à proximidade com Nice, é possível conhecer esses lugares através de um passeio de trem, excursões ou até mesmo através do aluguel de um carro. E, para montar o seu roteiro, conte com a GIMtravel. Elaboramos passeios e visitas sob medida, acompanhados por guias em português.

Veja a seguir algumas das aldeias medievais mais impressionantes da região de Nice:

Èze

Inegavelmente a aldeia medieval mais conhecida da região do Côte D’Azur é a belíssima Èze, localizada no alto das montanhas. No meio do caminho entre Nice e o Principado de Mônaco, o local tem seus primeiros registros por volta do século XIII.

Èze é uma das vilas medievais ao redor de Nice das mais bonitas que existem
Èze, França. Foto: Pixabay

Contudo, estima-se que as suas origens são ainda mais antigas. Isso porque além do papel histórico, a vila também se destaca por apresentar uma vista da costa francesa de tirar o fôlego.

A saber, em Èze os turistas transitam em meio às diversas construções históricas que embelezam as ruelas medievais. Apesar de ser um local pequeno, restaurantes e comércios disponibilizam uma estrutura de qualidade elevada aos visitantes.

Já para os amantes de gastronomia, é válido destacar que alguns restaurantes possuem estrelas no renomado Guia Michelin. Os principais pontos turísticos são a sua igreja medieval e o Jardim Exótico, um jardim botânico localizado em meio à beira das rochas que cercam a montanha.

Ademais, devido à beleza pitoresca do local e à localização estratégica entre Mônaco e Nice, Èze se tornou um destino popular para os cruzeiros que contornam a costa francesa. Assim, milhares de turistas param no local para conhecer as construções medievais e explorar um pouco da história francesa.

Gréolières

Todavia, quem busca uma alternativa menos turística para explorar as aldeias medievais ao redor de Nice encontra em Gréolières uma ótima opção. Afinal de contas, o cenário é digno de cinema: a cidade está à beira de uma montanha com uma vista impressionante do rio Loup.

Gréolières, uma das aldeias medievais mais charmosas da França
Gréolières, uma das aldeias medievais mais charmosas da França. Foto: Flickr

Além disso, por se tratar de uma aldeia menos inclinada, ela tem acesso mais fácil do que muitas vilas da região. Por isso, esse destino é uma ótima alternativa para quem deseja alugar um carro e explorar a Côte d’Azur.

Mas não é apenas isso, o trajeto até Gréolières também é estruturado e repleto de vistas espetaculares. Inclusive, no local pequenos restaurantes tradicionais transformam a experiência em uma visita intimista e extremamente rica em cultura.

Outro motivo para conhecer Gréolières são as suas belas construções históricas, conservadas pelos moradores como símbolos da cultura local. Durante o inverno a neve transforma Gréolières em um destino ainda mais encantador.

Entrevaux

Semelhantemente, a pequena aldeia medieval de Entrevaux é um dos destinos mais charmosos da região. O ponto mais especial é a cidadela que serviu por muitos anos como proteção contra invasores.

Entrevaux, França
Entrevaux, França. Foto: Pixabay

Hoje, a cidadela é um símbolo da trajetória histórica do local. Instalada no topo da montanha, Entrevaux é um destino de construções de pedra e ruas estreitas.

Dentro das muralhas o cenário fantasioso é ainda mais impressionante devido ao cuidado e conservação da população local. Além disso, a aldeia também possui uma igreja medieval e uma praça central movimentada pelos antigos moradores da cidade.

Por ali também é possível encontrar talentosos artistas tocando e cantando músicas tradicionais. Ou seja, em um clima quase fantasioso, Entrevaux é um destino imperdível para se sentir transportado diretamente para a Idade Média.

Touët-sur-Var

Enquanto isso, Touët-sur-Var se destaca por ser uma aldeia medieval localizada à beira de um precipício nas proximidades de Nice. Observando a vila de baixo, por exemplo, as casas de pedras parecem se equilibrar á beira da montanha.

Vilarejo medieval Touët-sur-Var na França
Vilarejo medieval Touët-sur-Var na França. Foto: Flickr

Por ter um clima mais rústico do que as outras aldeias da lista, Touët-sur-Var surge com um cenário mais sombrio e original. No local é possível observar a ação do tempo nas paredes das construções e nas escadarias de pedras.

Nesse sentido, Touët-sur-Var é uma alternativa impressionante para os fãs de destinos mais originais e curiosos. Portanto, vale a pena incluí-la no roteiro de aldeias medievais da Côte d’Azur.

Peillon

Instalada a apenas 12 km de Nice, Peillon é certamente um verdadeiro cenário de conto de fadas. Isso porque isolada em meio às montanhas e floresta, o pequeno local é totalmente livre de qualquer estrutura turística ou comercial.

Peillon, França
Peillon, França. Foto: Pixabay

Graças a isso, Peillon se destaca como uma zona silenciosa e curiosa no mapa da Côte d’Azur. No topo da vila é possível encontrar uma igreja medieval e casas com séculos de história. Por isso, Peillon se destaca como uma parada estratégica para os viajantes mais curiosos e aventureiros!

St Paul de Vence

A aldeia de St Paul de Vence é uma das mais conhecidas nas proximidades do mediterrâneo. Aliás, o cenário medieval do lugar foi inspiração para muitos artistas ao longo dos anos, como Picasso e Matisse.

Vilarejo de St Paul de Vence, França
Vilarejo de St Paul de Vence, França. Foto: Pixabay

Por isso, não é surpreendente que o local seja repleto de galerias de arte, ateliês e a Maeght Foundation, uma das principais coleções de arte moderna do continente. Dessa forma, St Paul de Vence é um destino imperdível para os amantes de arte e cativa milhares de turistas todos os anos.

Conheça as aldeias medievais de Nice com a GIMtravel

Antes de visitar Nice e suas aldeias medievais, não se esqueça de planejar bem o seu roteiro! Entretanto, se estiver em dúvida de por onde começar, conte com a GIMtravel. Além de visitas acompanhadas por guias locais em português também elaboramos roteiros personalizados para que você possa realizar a sua viagem por conta própria.

Além disso, também oferecemos serviços de transporte privativo entre aeroporto/hotel e hotel/atrações para que a sua locomoção pela cidade seja segura e confortável. Gostou? Então entre em contato com a GIMtravel e descubra uma França única e exclusiva!

No Comments Yet.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: