Muito além de Paris: conheça 5 cidades francesas belíssimas longe da capital

Na hora de falar em turismo na França, é impossível não pensar em Paris. Embora a capital francesa seja um dos principais destinos turísticos do continente europeu recebendo milhões de turistas todos os anos, existem diversas outras cidades francesas que também se destacam!

Isso porque a riqueza cultural e até mesmo gastronômica se estende de norte a sul do país. Por isso, selecionamos para você alguns dos destinos imperdíveis para explorar o melhor da cultura francesa!

5 cidades francesas para visitar além de Paris

Estrasburgo

Localizada na fronteira entre França e Alemanha, Estrasburgo reúne o melhor das duas culturas. Entre as cidades mais antigas do país, a capital da região da Alsácia é repleta de construções medievais, pontes históricas, ruelas e museus extraordinários.

Na arquitetura, a influência alemã também é visível, resultando em uma paisagem digna de cinema. Já no cenário gastronômico, pratos como a tarte flambée e o chucrute reúnem mais uma vez aspectos das culturas francesa e alemã.

Entre as cidades francesas dignas de uma ou mais visitas está Estrasburgo, a capital da região da Alsácia
Estrasburgo, França. Foto: Pixabay

Sem dúvida, outro ponto de destaque em Estrasburgo é a qualidade de vida da região. Segurança, construções históricas conservadas, quilômetros de ciclovia, ruas limpas e serviços públicos de qualidade, por exemplo, são apenas alguns detalhes do padrão de vida local.

Aliás, saiba que Estrasburgo também é conhecida mundialmente por sua tradição natalina. Inclusive, o Mercado de Natal da cidade foi um dos primeiros da Europa e atrai milhões de turistas para Estrasburgo no mês de dezembro.

Nesse período, a cidade ganha decorações impressionantes, luzes coloridas e um clima extremamente aconchegante. Por isso, pode ser uma ótima época para visitar essa que é uma das mais belas cidades francesas!

Arles

A cidade de Arles é um destino pouco conhecido pelo grande público entre as cidades francesas. Entretanto, ela surge como um dos tesouros escondidos no interior do país.

No fim do século XIX, o pintor Vincent Van Gogh foi um dos primeiros a descobrir os encantos de Arles. Graças à paixão pela cidade, ele acabou retratando as suas belas paisagens em muitas de suas pinturas.

Anfiteatro de Arles, na França
Anfiteatro de Arles, na França. Foto: Pixabay

Repleta de história ao longo das suas ruas, a cidade possui diversos sítios arqueológicos romanos listados como patrimônio pela UNESCO. Entre os prédios mais emblemáticos está a Arles Arena, com inspiração no Coliseu de Roma, e utilizada para espetáculos, shows e outros eventos.

Para os amantes de arte, o governo de Arles disponibiliza o Mapa de Passeios de Van Gogh. Ou seja, esse é um roteiro pelas paisagens retratadas pelo pintor francês nas suas obras mais icônicas. Principalmente durante as estações mais quentes, o programa é um dos favoritos dos turistas.

Dijon

Embora seja conhecida mundialmente pela sua produção de mostarda, Dijon também apresenta diversos outros atrativos para os amantes de viagem. A cidade histórica é marcada por construções medievais como Palácio Ducal, a Place de La Libération e o belíssimo prédio do Museu de Belas Artes de Dijon.

Dijon, França
Dijon, França. Foto: Pixabay

Museus como o Museu da Vida Bourguignonne e o Museu Arqueológico de Dijon também se destacam entre os favoritos dos turistas. Parte da região de Borgonha, referência na produção de vinhos, Dijon também é repleta de caves tradicionais.

Uma ótima alternativa para os amantes de vinho é a Route des Grands Crus, uma experiência direcionada para o conhecimento sobre a produção de elite da bebida. Além disso, é possível degustar os vinhos da região e a icônica mostarda Dijon nos restaurantes tradicionais da cidade.

Para adquirir Mostarda Dijon e outras iguarias gastronômicas da região, o Marché des Halles é parada obrigatória para os turistas apaixonados por culinária. Algumas das especialidades para provas no local, são o Pain d’épices, um pão de mel com especiarias, e o Gougères, uma espécie de pão de queijo francês.

De fato, Dijon se destaca entre as cidades francesas. Para se ter uma ideia, a estrutura do Marché des Halles foi projetada sobre um antigo mosteiro pelo arquiteto Gustave Eiffel, responsável pela construção da Torre Eiffel.

Toulouse

Localizada no sul da França, a cidade de Toulouse ganhou o apelido de “Cidade Rosa” (La Ville Rose), por causa da cor das pedras e tijolos utilizados nas suas construções. Com mais de 450 mil habitantes, é considerada uma cidade jovem e multicultural.

Toulouse, França
Toulouse, França. Foto: Pixabay

Atualmente, cerca de ¼ da sua população é de estudantes universitários franceses e estrangeiros. E essa característica jovem também é refletida no número de cafés, restaurantes, centros de lazer e na agitação da vida noturna.

Entre as principais cidades francesas, Toulouse também apresenta uma grande riqueza histórica e cultural. Algumas das principais atrações são o Museu de História Natural, Museu Georges Labit e o Museu de Belas Artes.

Apontados como Patrimônio Mundial pela UNESCO, o Canal do Midi e a Basílica de St. Sernin também são passeios imperdíveis. Quanto à beleza natural, esta é visível nas diversas áreas verdes espalhadas pela cidade, permitindo a prática de esportes e piqueniques.

Nas proximidades, as montanhas dos Pirenéus são um destino incrível para caminhadas, durante as estações mais quentes, ou então, praticar esqui no frio do inverno francês. Por outro lado, a culinária sulista ganha destaque em pratos como o tradicional Cassoulet.

Lille

Na hora de falar em compras na França, Paris geralmente é o primeiro destino no imaginário dos turistas. Contudo, com um aglomerado de lojas das maiores marcas francesas, Lille é considerada um tesouro escondido para os amantes de moda.

Para compras de luxo, a Rue de la Grande Chaussée é uma parada obrigatória localizada na região central da cidade. Mas se o interesse é em antiguidades, a dica para encontrar livros e discos antigos é o tradicional mercado de pulgas da Vieille Bourse.

Além do aspecto comercial, Lille é uma das cidades francesas que também apresenta importância histórica. Isso porque a cidade é o berço do icônico general Charles de Gaulle, uma das figuras mais relevantes na história francesa.

Lille!

Para os apreciadores de arte, o Palácio das Belas Artes é um dos maiores museus de arte do país, reunindo milhares de obras. Em meio aos prédios mais jovens da cidade, a belíssima estrutura da Église du Sacré-Coeur também encanta os turistas com sua arquitetura gótica.

E por falar em compras, conheça 5 outlets na França para comprar com economia.

Conheça o charme das cidades francesas com a GIMtravel

Se mediante tantos destinos incríveis você ficou com dúvidas de como organizar seu roteiro pela França, então conte com a GIMtravel. Sediada em Lyon, a empresa é especializada em serviços turísticos personalizados. Dessa forma, ela elabora roteiros sob medida e realiza visitas guiadas com profissionais bilíngues, o que facilita a sua viagem.

As cidades francesas são realmente encantadoras, por isso não se deixe levar apenas por Paris. Descubra uma França única e exclusiva com a GIMtravel e garanta uma viagem inesquecível.

No Comments Yet.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: