10 mitos sobre a França que te impedem de viajar para lá

Quantas vezes você já ouviu alguém falar que os franceses cheiram mal? Ou, então, que os portugueses não gostam de brasileiros? Ou ainda que os alemães são frios? Sempre que falamos em um país diferente do nosso, é inevitável associar alguns estereótipos a esse lugar. Entretanto, nem sempre esse tipo de julgamento é verdadeiro ou reflete o comportamento da maior parte da população do local. Na França, esse cenário é particularmente comum. Isso se deve graças a algumas peculiaridades da população francesa e da cultura local que ficaram estereotipadas, constituindo-se assim como mitos sobre a França.

 

Para ajudar a mudar a sua visão, separamos 10 mitos sobre a França que deixam muitos turistas com medo de viajar para lá. Do cheiro à língua, a França é muito diferente do que você pode imaginar! Por isso, é claro, a melhor forma de descobrir a verdade é visitando o país. Antes, porém, confira a verdade sobre esses mitos e viaje com mais conhecimento e tranquilidade.

 

10 mitos sobre a França que te impedem de viajar para lá

 

1. Os franceses cheiram mal

 

Essa história é antiga e um dos mitos sobre a França mais consolidados. Entretanto, ao contrário do que muita gente acredita, os franceses são higiênicos e não exalam nenhum tipo de odor desagradável.

 

A questão é que os europeus não possuem os mesmos hábitos de higiene que são comuns no Brasil. Porém, isso não é exclusividade dos franceses e também não significa que os europeus cheiram mal. Eles apenas fazem parte de uma cultura diferente e possuem hábitos distintos.

 

2. Os franceses são rudes

 

Esse é um outro mito muito famoso na hora de falar da população francesa. Na realidade, isso está ligado à outra característica da cultura local: os franceses são muito diretos na forma de tratar os outros.

 

Na França as pessoas falam abertamente o que pensam. De fato, isso pode soar rude para pessoas que vêm de uma cultura diferente, especialmente do Brasil. Entretanto, o tom direto dos franceses não é proposital e não significa que eles não gostam de você. Inclusive, a maior parte dos franceses são muito amigáveis e solícitos.

 

3. Paris é muito cara

 

Como qualquer capital, o custo de vida em Paris é elevado. Entretanto, viajar para Paris não precisa ser caro. Existem inúmeras opções baratas de hospedagem, alimentação e pontos turísticos para conhecer. Quer saber o que visitar na França sem gastar muito? Então conheça 10 museus com entrada gratuita na França.

 

A ideia de que tudo em Paris é caro está muito ligada ao glamour conferido à cidade. Apesar de apresentar opções para quem deseja gastar mais, Paris também é muito acessível para viajantes com um orçamento mais baixo. Você consegue aproveitar inúmeras atrações da cidade gastando pouco. Quer dicas de hotéis, locação de carros e demais serviços na França? Então clique aqui.

 

4. Os franceses se recusam a falar inglês

 

Muitas pessoas têm medo de viajar para a França por acreditarem que os franceses não são abertos a falar nenhuma língua além da sua. Antes de tudo, como em qualquer outro país da Europa, grande parte da população francesa sabe falar inglês

 

Além disso, por mais que a população francesa valorize a sua língua e cultura, ela também está ciente de que a França é um país que depende do turismo. Por isso, por mais que os franceses realmente prefiram falar francês, eles não se recusam a falar inglês com estrangeiros.

 

Contudo, se você ainda tiver ficado na dúvida com relação a isso, aprender algumas frases e expressões em francês poderá ser bem útil para sua viagem.

 

5. Toda comida francesa é refinada

 

Essa ideia surgiu devido à fama de requinte da culinária francesa ao redor do mundo. Sim, é possível encontrar restaurantes que ostentam as famosas estrelas Michelin e que servem pratos como escargot, tartare de bœuf e ratatouille. Entretanto, esse não é o único tipo de comida que você encontrará por lá.

 

Você pode encontrar restaurantes acessíveis em qualquer bairro ou cidade francesa. Inclusive, uma das melhores partes da culinária francesa é muito acessível: a padaria! Baguetes, croissants, mil-folhas e macarons são apenas algumas das delícias que você pode encontrar nas padarias francesas.

6. Os franceses fumam sem parar

 

Tudo bem, você vai encontrar muitos franceses fumando. Na verdade, esse é um hábito muito comum entre europeus de todas as idades. Entretanto, diferentemente do que muita gente acredita, os franceses não passam o dia inteiro com um cigarro entre os dedos.

 

Geralmente, o hábito de fumar está reservado para momentos como um intervalo no trabalho, no descanso após o almoço ou o happy hour com os amigos.

7. Os franceses não gostam de turistas

 

Muita gente acredita que os moradores da França detestam turistas, mas isso não é verdade. O turismo é um dos principais setores da economia francesa, e não é apenas pela beleza do país.

 

A França possui uma estrutura muito completa para os turistas. A cordialidade da população francesa, obviamente, faz parte disso. É claro que existem pessoas que não gostam do turismo, mas isso existe em qualquer país do mundo. Em geral, os franceses são muito gentis e receptivos com quem vem de fora.

8. A França é só Paris

 

Isso não poderia estar mais longe da verdade! Muitas pessoas têm receio de viajar para a França porque acreditam que o único local para se visitar no país é a capital francesa.

 

Entretanto, existem inúmeras cidades incríveis ao longo do território francês. Lyon, Bordeaux, Nice, Toulouse, Marselha e Estrasburgo são apenas alguns dos destinos possíveis de se conhecer durante uma viagem pela França.

9. As francesas são esnobes

 

Essa ideia está muito ligada ao estilo das mulheres francesas, mas na realidade é mais um dos mitos sobre a França que tem que ser vencido. A verdade é que as francesas têm um estilo único, que é referência para o mundo todo. Com uma relação muito forte com o mundo da moda, elas se apresentam de forma simples, mas elegante.

 

Contudo, a forma sofisticada de se portar das francesas não implica em arrogância. Muito pelo contrário, a maior parte das francesas são muito educadas e amigáveis.

10. Paris é abarrotada de turistas

 

Esse ponto não deixa de ter seu lado verdadeiro. Sim, Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo. Entretanto, isso não significa que não dá para fazer passeios tranquilos pela cidade.

 

Os principais pontos turísticos costumam estar cheios de turistas, mas é possível encontrar inúmeros lugares inusitados para conhecer a cidade longe do fervo. Em resumo, você pode escolher se deseja uma visita mais turística ou conhecer Paris de forma mais intimista. Para conhecer a França fora dos circuitos tradicionais, conte com a GIMtravel.

Deixe os estereótipos de lado!

 

Conhecer mais sobre a cultura de um país que se deseja visitar é sempre importante. Entretanto, não deixe estereótipos afetarem a sua visão sobre o país antes mesmo de chegar lá.

 

Cada pessoa possui uma experiência diferente, tanto nos pontos positivos quanto negativos. Por isso, é importante conhecer o lugar pessoalmente e construir a sua própria visão sobre a cultura local. Para ajudar na sua viagem e torná-la ainda mais interessante, você pode contar com a GIMtravel, uma empresa especializada em visitas guiadas pela França.

 

Nossos guias, além de atuarem como facilitadores para que você tenha contato com a cultura local, são bilíngues. Essa é a melhor maneira de quebrar os estereótipos criados ao redor do povo francês, pois você estará em companhia de alguém que conhece muito bem a cultura brasileira. Então, está esperando o que para vencer os mitos sobre a França e viajar para lá? Entre em contato com a GIMtravel e conheça uma França única e exclusiva com guias que falam português.

No Comments Yet.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: