
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre-Dame de Paris, um dos principais monumentos da França na tarde de hoje (15/04/2019). O fogo começou na parte superior da construção por volta das 18h50m em Paris e demorou mais de quatro horas para ser controlado pelos bombeiros.
Listado como Patrimônio da Humanidade desde 1991, a Catedral de Notre-Dame de Paris é um dos principais pontos turísticos da França. Dessa forma, o monumento recebe mais de 10 milhões de turistas de todas as partes do mundo anualmente. Inclusive, em outro post já havíamos indicado a Catedral como uma das 7 atrações imperdíveis para visitar em Paris.
A torre mais alta da igreja desabou, após uma hora de ser consumida pelas chamas. Contudo, a estrutura da Catedral foi declarada a salvo pelo chefe dos bombeiros de Paris, Jean-Claude Gallet. Entretanto, a estrutura da “charpente” da Catedral, um quadro interno construído parte no século 13 e parte no século 19, queimou completamente. Assim, segundo Andre Finot, porta-voz da Notre-Dame, “não deve sobrar nada” dessa parte.
Este vídeo mostra o exato momento em que a torre mais alta da Catedral desaba:
Causas do incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris
As causas do incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris ainda são desconhecidas. Porém, acredita-se que uma reforma no telhado da edificação possa ter originado o incêndio. As chamas e a fumaça puderam ser vistas de vários pontos da cidade.
Apesar da proporção do incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris e de haver visitantes no local, ninguém ficou ferido. Isso porque a polícia parisiense agiu de forma rápida, retirando os turistas que estavam dentro da igreja e isolando a área ao redor de Notre-Dame. Além do perímetro de Notre-Dame, o acesso à Île de la Cité foi completamente fechado. Além disso, linhas de ônibus que circulam na região tiveram suas atividades interrompidas. Ainda, a Estação do metrô Cluny-La Sorbonne também ficou fechada durante a operação dos bombeiros.
Obras de arte
Segundo o padre Frédéric (sacerdote na Notre-Dame), todas as obras de arte da Catedral foram salvas, incluindo a coroa de espinhos e os santos sacramentos. Sem falar das 16 estátuas de cobre que foram removidas da parte superior da edificação na última quinta-feira (11) para serem limpas e por esse motivo acabaram escapando das chamas.
História da Notre-Dame de Paris
A Catedral fica situada na Île de la Cité, em Paris, às margens do Rio Sena. Com mais de oito séculos de história, a Catedral de Notre-Dame de Paris foi testemunha de majestosas celebrações, como a coroação do Rei Henrique 6º no ano de 1431 e a coroação do Imperador Napoleão Bonaparte em 1804. Ainda, Notre-Dame também assistiu à beatificação de Joana D’Arc em 1909.
A Catedral começou a ser construída em 1163 e suas obras só foram concluídas em 1345. Suas gárgulas (estátuas em formas de grandes pássaros sinistros – marco da arquitetura gótica), protegeram Notre-Dame ao longo dos séculos.
O mundo lamenta o incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

Homem leva mãos à cabeça ao ver Notre-Dame ser consumida pelo fogo. Foto: G1
Devido à grande fama e relevância histórica da Catedral de Notre-Dame de Paris, a notícia do incêndio que atingia o monumento rapidamente se espalhou pelos quatro cantos do mundo.
Trata-se de uma tragédia de cunho internacional, que abalou não somente os franceses, mas também a todas as pessoas. E isso, independentemente de já terem ou não visitado Notre-Dame.
Inclusive, nós, da GIMtravel expressamos o nosso profundo pesar pelo acontecido. Estamos todos estarrecidos com essa tremenda tragédia, que envolveu um dos maiores monumentos culturais e religiosos da França. Várias foram as visitas memoráveis realizadas por nossa equipe de guias turísticos ao local. Esperamos um dia poder nos recuperar de tamanho trauma.
Deixe seu comentário.