Guias turísticos: tipos e onde encontrar na França

Se viajar é uma experiência incrível, viajar acompanhado de um guia turístico é mais ainda! Embora muitas pessoas optem por explorar os seus destinos sozinhas, os guias turísticos prestam um trabalho que pode facilitar muito a sua viagem. Quem pretende viajar para a França, por exemplo, pode descobrir grandes roteiros e sair do óbvio ao passar pelo país.

 

Pensando nisso, neste artigo você entenderá um pouco melhor sobre a profissão de guia turístico. Além disso, descobrirá as vantagens de contar com o profissional na sua viagem e como encontrar guia turístico na França.

 

O que é um guia turístico?

Afinal, o que é essa profissão? Você pode ter em mente que é aquela pessoa que acompanha outras durante viagens, mas saiba que é muito mais do que isso! O guia, como o próprio nome diz, deve guiar uma pessoa ou mais, mas tudo começa ainda antes da viagem.

Na verdade, o guia tem um papel fundamental no planejamento de viagens. Ele auxilia na montagem de um roteiro personalizado de acordo com o interesse de cada pessoa ou grupo. Alguém que deseja um roteiro enogastronômico, por exemplo, pode não optar pelos mesmos locais que um amante de arte moderna. Tudo isso é levado em conta pelo guia turístico!

Dessa forma, para o primeiro cliente, o profissional poderá recomendar um passeio por Bordeaux, por exemplo, já que a cidade é considerada capital mundial do vinho. Já para o segundo, o guia poderá criar um roteiro cultural personalizado, como um tour pelos museus da França.

 

Diferentes tipos de guias na França

Existem diferentes tipos de guias que atuam no mercado francês, explicamos para você um pouco mais sobre cada um deles :

Guias acompanhantes

São guias profissionais, possuem uma empresa, ou micro empresa aberta para poderem atuar.
Eles fazem a visita guiada na cidade e pontos históricos, porém NÃO podem fazer a visita guiada e comentada no interior de prédios históricos, igrejas e museus, podem somente acompanhar, guiar o grupo e responder eventuais perguntas. Não exige-se uma formação específica para ser guia acompanhante, normalmente os guias se formam sobre temáticas específicas de seu interesse ou de interesse da clientela (como vinhos, produtos locais, gastronomia, etc).

guia brasileira paris

Guia acompanhante brasileira em Paris

Guias conferencistas

São os guias credenciados. Além da empresa aberta (c0mo o primero tipo), possuem uma formação para serem guias, focada em história. Eles fazem a visita guiada na cidade e pontos históricos e podem fazer a visita guiada e comentada no interior de prédios históricos, igrejas e museus. Eles são formados em história da cidade ou região onde são credenciados, validaram o conhecimento depois de 1 ano de estudos. Portanto, são especialistas em história local.

Tour leader ou assistente

Conhecido também como assistente de viagem. O Tour leader é um facilitador de viagens, ele fala português e francês, mas não é um especialista da cidade, normalmente acompanha o grupo ao longo de toda viagem (pela França e mesmo Europa) para auxiliar e otimizar o tempo e nos locais visitados o grupo conta com um guia local.

guia brasileira em paris

Guia brasileira – Tour leader em Paris.

 

Quer saber mais detalhes e descobrir qual guia é mais indicado em cada caso? Clique AQUI.

 

Por que contratar um guia turístico?

Algumas pessoas se questionam sobre o que é melhor, viajar por conta própria ou com pacote de viagem. Especialmente para quem já realizou outras viagens sem guia, pode ser difícil de entender essa diferença.

Embora realizar um mochilão proporcione experiências incríveis, contar com um profissional especializado sempre agregará vantagens à sua viagem!

Economize tempo

Você sabe aquele tempo que gasta procurando como se deslocar do aeroporto até o seu hotel? Ou então em filas e procurando no Google Maps como chegar a tal local? Contar com um guia turístico é justamente evitar esse tempo perdido.

Em uma viagem, cada tempo economizado significa mais atrações em seu roteiro. E essas questões de logística facilmente são resolvidas pelo guia. Isso porque além de conhecer os caminhos por onde você passará, ele também organizará suas visitas, otimizando o seu tempo.

Descobrir os segredos de cada lugar

Embora a internet ofereça mil e uma dicas de viagem para todo tipo de lugar, isso não é o mesmo do que contar com um guia turístico. Ele é um grande conhecedor de lugares que podem ir desde restaurantes até museus com entradas gratuitas, por exemplo.

Além disso, um guia turístico sabe os segredos de cada lugar. Como ter acesso prioritário, os horários de funcionamento, qual a melhor hora para visitar cada atração ou então como fazer as reservas: esse é o profissional que poderá responder todas essas questões!

Maior segurança

Ao andar por lugares desconhecidos, não subestime a sua segurança. Apesar de muitos destinos serem seguros, os turistas precisam estar sempre alertas a golpes e imprevistos.

Por isso, um guia turístico auxilia você a passar longe desses riscos. Assim, aumenta a segurança da sua viagem e, automaticamente, a sua tranquilidade.

Facilita a comunicação

Visitar a França sem ao menos ter decorado algumas frases e expressões em francês pode ser um pouco difícil! Isso acontece em vários países do mundo. Afinal, embora o inglês seja praticamente uma língua mundial, nem todos sabem se comunicar através do idioma.

Contar com guias turísticos bilíngues é uma grande facilidade na sua viagem. Dessa forma você evita tempo perdido buscando traduções, rotas erradas ou até mesmo mal entendidos.

 

Guias turísticos na França: onde encontrar?

Agora que você já entendeu melhor como funciona o trabalho de um guia turístico, é hora de pensar nele na sua próxima viagem. Se você pretende viajar para a França, a boa notícia é que há muitos guias brasileiros para encontrar por lá!

Contratar guias turísticos na França não é uma tarefa difícil. A GIMtravel, por exemplo, é uma das empresas que oferece esse serviço. Ela é especializada em passeios e visitas guiadas com profissionais bilíngues em quase todas as cidades francesas.

Um dos seus diferenciais é o fato de oferecer um guia conforme o seu perfil. Se a viagem for para um grupo executivo, um guia com perfil business será indicado. Se for para clientes VIPS, o mesmo! Ainda, há guias especializados em história e cultura francesa para enriquecer a experiência.

Para ter uma ideia, a GIMtravel oferece passeios para lugares como Annecy, Borgonha, Bordeaux, Lyon, Lille, Paris, entre outros. Além disso, é possível encontrar rotas personalizadas de acordo com seu interesse na viagem.

Viaje com mais tranquilidade!

Contratar um guia turístico na França ou em qualquer outro lugar do mundo não é um gasto a mais na sua viagem! O serviço, na verdade, é um investimento para você viajar com mais tranquilidade. Assim, o guia cuida de detalhes importantes e você pode se preocupar apenas em fazer as malas e aproveitar. Não perca tempo! Entre em contato com a GIMtravel e descubra uma França única e exclusiva fora dos circuitos tradicionais.

No Comments Yet.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: