A Gastronomia francesa: Os estrelados Michelin

Mundialmente conhecida pela alta qualidade, a gastronomia francesa desperta extrema curiosidade de brasileiros. E não é para menos, uma vez que até o Guia Michelin, o principal indicador de restaurantes do mundo, teve início na França. A publicação, que recebe avaliações de críticos de gastronomia, classifica os restaurantes em três categorias distintas: com uma, duas ou três estrelas.

gastronomia francesa

A delicadeza de um filé de peixe.

Se o restaurante conquistar uma estrela, ótimo, pois já é uma boa indicação para os visitantes degustarem pratos de alto padrão. Duas estrelas? Significa referência em culinária de excelente qualidade. Ao conquistar a maior avaliação, de três estrelas, o local passa a ser visto como uma espécie de ponto turístico para gastrônomos e visitantes exigentes que prezam por uma qualidade extrema. Somente em Paris, em 2017, foram adicionados 70 novos restaurantes estrelados ao Guia Michelin. Dez receberam a avaliação máxima. E o que isso mostra? Que, a cada ano que passa, a gastronomia francesa ainda se supera.

Onde estão os restaurantes estrelados da França

Paris, Bordeaux e Lyon: são as três cidades que concentram os principais restaurantes franceses. Paris, com destaque para seus restaurantes e chefs estrelados. Bordeaux, que tem a segunda maior área de cultivo de vinhos em todo o mundo. E Lyon, em especial, é conhecida como a capital da gastronomia francesa. (saiba mais sobre Lyon nesta matéria)

petit gateau francês

Fondant au chocolat.

O título não poderia ser de outra cidade, uma vez que, em Lyon, há uma das maiores variedades de produtos e, inclusive, atrativos turísticos relacionados à gastronomia. A região está situada entre as produtoras de vinhos Beaujolais e Vale do Rhône, produtoras de frangos, Vollaile de Bresse, e também de frutas e legumes, o que faz toda a diferença na construção da culinária local de extrema qualidade.

Em 2019, com a inauguração da Cité de la Gastronomie, Lyon deve marcar ainda mais pontos nesse quesito.

Antigo Hotel Dieu e futura Cité de la gastronomia em Lyon

Futura Cité de la Gastronomie em Lyon.

O papa da gastronomia francesa : Paul Bocuse

Entre tantos bons restaurantes, há um destaque em Lyon, e mesmo na França ou ainda entre os restaurantes estrelados, que representa todo o requinte, a tradição e o primor nos pratos franceses : Paul Bocuse. Após fazer história revolucionando a maneira de cozinhar na França, Paul Bocuse, considerado o “papa da gastronomia francesa”, continua sendo o único chef à ser estrelado há mais de 50 anos e alcançar 3 estrelas ininterruptas no Guia Michelin por mais de 35 anos. O restaurante em questão é o L’Auberge du Pont de Collonges, mas hoje Bocuse é uma marca e possúi outros diversos em Lyon e no mundo, entre eles dois restaurantes escola : L’institut Bocuse e Seasons, que sob a supervisão da escola de gastronomia de Paul Bocuse, os alunos preparam os pratos e são os responsáveis pelo serviço.
Paul Bocuse faleceu recentemente e sua equipe continua seu legado, preservando a qualidade e “savoir faire ” do mestre.

O restaurante estrelado de Paul Bocuse

L’Auberge du Pont de Collonges – 3 estrelas Michelin.

Mais do que oferecer refeições, os milhares de restaurantes estrelados da França, assim como todos os seus produtos e a evolução de sua gastronomia, oferecem cultura, tradição e paixão, com menus estampados de personalidades, grandes ideias, histórias e, acima de tudo, sabores.

Queijos franceses, estes são de cabra

Queijos de Cabra francês – você sabia que existem 1200 variedades de queijos na França?

Queijos e vinhos – o segredo da gastronomia francesa

Vinho e queijos, sem dúvida, são alguns dos símbolos da gastronomia francesa.
Seriam eles o segredo de tanto sucesso e reconhecimento internacional? Talvez não sozinhos, mas com certeza possuem sua participação. Uma refeição francesa, nunca será completa sem uma taça de um bom vinho francês para acompanhar e colocar em valor o prato, nem sem os maravilhosos queijos, servidos entre o prato e a sobremesa.
Mas você sabia que há muito mais sabores, temperos e comidas típicas francesas para conhecer?

Quer conhecer feiras e produtos típicos? Jantar na casa de um francês? Fazer degustações ou piqueniques com tudo preparado exclusivamente para você? Conhecer os restaurantes mais renomados e estrelados de Michelin? Entre em contato e reserve o seu passeio!

Afinal, o que seria de uma viagem à França sem provar e aprovar sabores?

 

No Comments Yet.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: