França Jurássica: uma aventura pelo Jurassic Park da vida real

Provavelmente você conhece os encantos franceses de Paris, a fama dos vinhos e espumantes ou as belas praias no Mediterrâneo. Porém, o que poucas pessoas exploram é a região do Jura. Ou melhor, a França Jurássica, como é conhecida.

 

Essa é a região que inspirou o clássico “Jurassic Park” e atrai visitantes em todas as estações do ano com as suas incríveis particularidades. Então, hoje, você vai descobrir um pouco mais dos encantos dessa região histórica da França. Assim quem sabe, você decida inclui-la no roteiro da sua próxima viagem!

O que é a França Jurássica?

 

O Jura, ou a França Jurássica, é considerada o Jurassic Park da vida real. Afinal de contas, trata-se de uma região com mais de 150 milhões de anos de história! Além disso, na região foram encontradas mais de 1.500 pegadas de dinossauros de espécies herbívoras e carnívoras, que estão conservadas até hoje. Ainda, foi de lá que veio o termo “jurássico”, que faz referência ao período em que dinossauros viviam no planeta.

 

Pegadas de dinossauros encontradas na França Jurássica

Pegadas de dinossauros encontradas na França Jurássica. Foto: G1

 

Também conhecida como Cordilheira do Jura, a região faz fronteira com França, Suíça e Alemanha. Atualmente a região do Jura possui cerca de 80 mil habitantes, que se dividem entre 122 pequenas cidades. A paisagem é repleta de fazendas que formam cenários únicos. Ao todo, são cerca de 1.800 quilômetros quadrados para serem apreciados.

França Jurássica: o que fazer?

 

Região do Jura, na França

Região do Jura, na França

 

Nesse território todo há muito o que fazer. Isso porque as mais de 100 cidades em volta têm cenários muitas vezes medievais, ideais para quem ama visitar castelos, por exemplo. Ainda, o extenso sistema de canais que interliga o país propicia belos passeios de barco pela região. Os passeios contam com guias turísticos, entre outras atrações para que você possa conhecer a região. Além disso, é possível passar por um túnel náutico de 3 quilômetros, o maior da França. Veja a seguir o que mais visitar na França Jurássica:

 

Centro Athenas

 

O Centro Athenas é um dos principais pontos para ser visitado, localizado na região de l’Etoile. Além do forte contato com a natureza, já que há espécies raras vivendo por lá, você descobre mais sobre a história do mundo. É um turismo realmente enriquecedor!

 

O centro recebe animais para serem tratados e devolvidos à natureza posteriormente. Lá você pode acompanhar ainda diversos estudos sobre os dinossauros que viveram na França em outros tempos.

 

Alpes franceses

 

A região próxima aos Alpes suíços é onde se encontram mais atrativos para quem deseja conhecer a França Jurássica, principalmente no inverno. Isso porque as baixas temperaturas da região durante essa época do ano favorecem a prática de esportes na neve. Então, se você pretende esquiar na França, saiba no Jura existem diversas estações de esqui. E que é lá que se realiza a corrida trans jurassiana. Trata-se de uma competição de esqui na neve famosa em todo país. Os cenários, é claro, são lindos e únicos.

 

Contudo, não é apenas de neve e frio que a região vive. Dessa forma, durante o verão há centenas de pessoas que partem para lá em busca de uma paisagem diferente. A natureza é linda nesta região. No verão é muito visitada porque há lagos ao redor das montanhas próprios para o banho. Assim, sendo opções ideais para fugir das tradicionais e lotadas praias. Além do ambiente calo, a paisagem permite uma experiência muito diferente para os turistas.

 

Casa Maluca

 

A “Casa Maluca” é uma das atrações que se encontra pelo caminho do passeio de barco na França Jurássica. Apesar de pequena, ela atrai olhares. Isso porque as suas paredes possuem ferramentas de todos os tipos penduradas.

 

Há ainda passeios de bicicleta que podem ser feitos pelas margens do Canal de Bourgogne. Toda a paisagem fala da gastronomia e os vinhos franceses que se pode encontrar por todos os cantos.

 

Jura : gastronomia

 

Quando se fala da França, é comum associarmos o país a sua incrível e refinada gastronomia. E na França Jurássica, essa fama não seria diferente. Veja a seguir os grandes destaques da culinária francesa na região:

Queijo Comté

 

Na região do Jura, a iguaria mais famosa é o queijo comté, produzido na região de Bourgogne Franche-Comté. Esse queijo é produzido desde a Idade Média, já que na época a população transformava o leite em queijo para que ele durasse o inverno todo.

 

Uma das características desse queijo é que ele fica cerca de quatro meses em período de maturação. Para muitos, é justamente isso o que lhe confere um sabor inigualável. Além disso, a iguaria é produzida de forma artesanal em cerca de 150 queijarias das vilas ao redor do Jura. Imagine visitar uma cave de queijos, no Jura isso é possível.

 

Queijo Comté, região do Jura, França

Queijo Comté, Jura – França

 

Ao visitar a região, obviamente, você poderá conhecer um pouco mais dessa produção e de toda a tradição que envolve o queijo comté. Ainda, poderá contar com a Gimgourmand, uma empresa especializada em visitas enológicas, gastronômicas e de degustações na França.

Vinho amarelo

 

O Vin Jaune, chamado de vinho amarelo em português, é também um dos atrativos da França Jurássica. Durante a visita é impossível não provar o sabor desse, que é um dos vinhos franceses mais reconhecidos no mundo pelas suas peculiaridades.

 

França Jurássica, vinho amarelo

Vinho amarelo da região do Jura, na França

 

A região conta com cerca de 200 vinicultores, que produzem o vinho amarelo exclusivamente com uvas Savagnin. A bebida mistura aromas de nozes, especiarias e gengibre.

 

Esse é considerado o vinho de “vida mais longa”. A produção também é muito artesanal e natural. Para ter ideia, ele demora cerca de oito anos para ficar pronto. Os passeios em vinícolas são uma das melhores formas de conhecer todo o processo de produção desse vinho, que pode durar até 100 anos.

 

Explore a França Jurássica

 

Se você está planejando viajar para a França, mas deseja fugir dos pontos conhecidos, dê uma chance à região do Jura. Além de história, você conhecerá paisagens únicas do verão ao inverno, como viu acima.

 

Atualmente, há empresas que já oferecem roteiros personalizados para a França Jurássica, como a GIMtravel. Assim, será possível aproveitar ao máximo tudo o que essa região histórica e incrível tem a oferecer. Então está esperando o quê? Entre em contato e desbrave a região do Jura com quem mais entende da França.

No Comments Yet.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: