Feriados na França: conheça os principais para programar sua viagem

A França atrai milhões de turistas ao longo de todo o ano, pois possui inúmeras atrações culturais, históricas e gastronômicas. Mas, visitar este maravilhoso país requer planejamento antecipado. Isso porque durante alguns feriados na França, vários pontos turísticos podem estar fechados e comprometer o objetivo da sua viagem.

 

Ou, então, você também pode se deparar com filas enormes e locais lotados. Para evitar essas e outras surpresas, preparamos a seguir uma lista com os principais feriados na França, para que você possa programar sua viagem com antecedência, e assim, curtir – sem imprevistos, tudo o que a França tem a oferecer.

 

Feriados na França: uma breve história

 

Os feriados na França são divididos em feriados civis, religiosos e internacionais. E podem ser compostos por procissões religiosas, desfiles militares e eventos sindicalistas. Essas formas de celebração foram sendo incorporadas e organizadas pelas autoridades francesas ao longo dos séculos.

 

A Revolução Francesa foi o divisor de águas na cultura social do país, porque instituiu o primeiro feriado civil da França. No dia 14 de julho, comemora-se a Queda da Bastilha, fato histórico que marcou o fim do absolutismo monárquico no país.

 

Já os feriados internacionais geralmente são oriundos de convenções e tratados firmados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Ou seja, esses feriados atingem todos (ou quase todos) os países. Um bom exemplo desse tipo de feriado é o dia 1º de janeiro, que é a data em que se comemora a Confraternização Universal.

 

Já os feriados religiosos são do tempo em que a monarquia e a igreja católica exerciam grande poder sobre a França. Mas, como fim do absolutismo monárquico no país, as festividades religiosas foram reduzidas. Ao mesmo tempo em que grandes comemorações foram incorporadas em um feriado já existente ou aos domingos por razões econômicas.

 

Mas os feriados franceses não impedem que você realize uma viagem única e especial para a França. Porque o país continua sendo encantador, mesmo com seus badalados centros turísticos fechados.

 

Entretanto, se a sua intenção for somente a de visitar os principais pontos turísticos do país, programar a sua viagem de acordo com o calendário de feriados pode ser uma boa opção. Veja a seguir:

 

Principais feriados na França

 

1) Jour de l’An – 1º de Janeiro (Confraternização Universal)

 

O primeiro dia do ano é certamente algo surreal na França. Terra do Champanhe, o Jour de l’An é uma celebração muito comemorada em todo país e regada à tradicional bebida francesa. Uma questão de honra nacional!

 

A primeira tradição curiosa da França nessa data é a de se cumprimentar com beijos de baixo de um galho de visco. Pois acredita-se que fazendo isso, o ano que se inicia terá prosperidade e sorte. Já o segundo costume, não menos curioso, é de retribuir com dinheiro aqueles que realizaram um bom serviço no ano que se passou.

 

Se estiver pensando em curtir o Réveillon na França, saiba que os franceses enviam mensagens de Bonne Année (feliz ano novo, em francês) somente a partir do dia primeiro de janeiro. Como resultado, essas felicitações podem durar até a terceira semana do mês.

 

2) L’Épiphanie – 6 de Janeiro (A Epifania do Senhor)

 

A Epifania é uma celebração que se inicia no Natal, passa pelo ano novo e se encerra no dia 06 de janeiro. É também conhecida com a festa dos Reis Magos. A data é marcada pela entrega dos presentes de natal, em uma forma de trazer à memória os três presentes ofertados pelos Reis Magos ao menino Jesus.

 

Feriados na França, epifania do senhor

Presépio na França. Foto: Flickr

 

Além da entrega dos presentes natalinos, esse dia também é marcado pelo Galette de Rois, que é uma iguaria culinária tipicamente francesa. Trata-se de uma espécie de bolo, mas em algumas regiões do país, também pode ser encontrada na forma de pão.

 

O Galette de Rois leva um feijão ou objeto escondido na massa, que depois de pronta, é dividida em tantas partes quanto o número de convidados.

 

A pessoa que encontra o feijão ou o objeto escondido é simbolicamente coroada rei ou rainha. Essa festa pode ser realizada entre amigos, parentes, bairros e cidades francesas.

 

3) Fête du Travail – 1° de maio (Dia do Trabalho)

 

Essa data é comemorada em grande parte do mundo, mas, para os franceses esta data é um feriado cívico marcado por manifestações e passeatas. Durante as manifestações, os franceses costumam oferecem um ramo da flor muguet (espécie de lírio) para outras pessoas como amuleto da sorte.

 

Feriados na França, dia do trabalho

Fête du Travail, França. Foto: Philippe Blayo/Flickr.

 

Nesta data, há diversos eventos pelas cidades e alguns pontos turísticos ficam fechados. Portanto, verifique se o destino que pretende visitar funcionará durante o feriado.

 

4) Fête de la Victoire de 1945 – 8 de maio (Festa da Vitória na Europa)

 

No dia da Vitória na Europa comemora-se a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

 

5) Fête Nationale – 14 de Julho (Dia da Queda da Bastilha)

 

A data celebra o fim da monarquia absolutista na França, e é um feriado nacional comemorado com queima de fogos. Mais conhecido como Tomada ou Queda da Bastilha, o feriado é celebrado com muito orgulho e patriotismo pelo povo francês até os dias de hoje.

 

Feriados na França, 14 de julho

Fogos de artifício para comemorar o dia 14 de julho na França. Foto: Pixabay

 

O feriado de 14 de julho é marcado por desfiles militares que podem ser acompanhados na Champs Elysees em Paris e na cidade de Lyon no dia 13 de julho.

 

Os espetáculos pirotécnicos acontecem na noite do dia 13 de junho, na véspera do feriado. Esses shows de sons e luzes partem das principais cidades francesas e tornam ainda mais belos monumentos mundialmente famosos.

 

6) Journées Européennes Du Patrimoine – Setembro (Jornadas Europeias do Patrimônio)

 

As Jornadas Europeias do Patrimônio acontecem em dois dias consecutivos do mês de setembro na França. Apesar de não serem considerados feriados oficiais, são eventos que possuem grande relevância histórica e cultural para o país.

 

Comemorada desde 1984, a data é marcada por uma série de eventos que permitem que o público tenha acesso gratuito ou com preço reduzido aos patrimônios históricos e culturais franceses.

 

Durante as Jornadas do Patrimônio, diversos monumentos como museus, igrejas, teatros, castelos, tribunais e demais edifícios históricos são abertos à visitação pública.

 

7) L’Armistice – 11 de novembro (Dia do Armistício)

 

O dia do Armistício é uma comemoração em homenagem ao dia 11 de novembro de 1918. Porque foi nesta data que terminou a Primeira Guerra Mundial. Ou seja, esse feriado é uma comemoração da vitória e da paz, um verdadeiro tributo aos milhões de mortos, inválidos e mutilados durantes os confrontos.

 

Festas religiosas

 

Feriados na França, Natal

Decoração de Natal em Paris – França. Foto: Flickr

 

O povo francês mantém raízes religiosas em sua cultura. Algumas datas não são fixas no calendário, mas são decretadas como feriados nacionais.

 

O Domingo de Páscoa, a Quinta feira de Ascensão e o Domingo de Pentecostes são feriados na França. Enquanto o primeiro feriado celebra a ressurreição de Jesus, o segundo comemora a ascensão de Jesus ao céu. Já no terceiro, comemora-se o envio do Espírito Santo aos Discípulos e o nascimento da Igreja.

 

No dia 15 de agosto comemora-se o feriado de “L’Assomption de Marie” (A Assunção da Virgem Maria, em francês). Para quem não sabe, a Virgem Maria é a padroeira da França.

 

Já o Dia de Todos os Santos é celebrado no dia primeiro de novembro. Trata-se de uma homenagem a todos os santos e mártires, conhecidos ou não.

 

E no último dos feriados, comemora-se o nascimento de Jesus Cristo. Assim como em outros países, o Natal na França também é celebrado no dia 25 de dezembro. E de igual forma considerado uma festa familiar pelos franceses.

 

Assim como no Brasil, a ceia de Natal dos franceses também possui pratos específicos. Entre as principais iguarias francesas servidas no dia 25 de dezembro podemos destacar o Foie Grás, que é servido como prato de entrada.

 

Além deste, temos o pato com castanhas, que é servido como refeição principal. E não podemos nos esquecer do bûche de Noël. Trata-se de uma deliciosa sobremesa muito parecida com um rocambole.

 

Feriados na França, Natal

bûche-de-Noël. Foto: Pixabay

 

E você, está pretendendo participar de alguma das festividades francesas apresentadas acima? Então, entre em contato com a GIMtravel e conheça os feriados na França de forma única e exclusiva, com guias que falam português.

 

2 Responses

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: