Esquiar na França : saiba onde e quando

ski em curchevel - Pinterest

Esquiar na França, venha experimentar. Se você curte esportes radicais, visitar a França no inverno pode ser uma ótima opção. O país possui várias estações de esqui que se abrem durante os meses mais frios do ano para receber os amantes de turismo de neve ou os praticantes de esportes no gelo, como o esqui (ou ski).

O esqui é um esporte que requer técnica, velocidade, boa capacidade aeróbica e uma dose de coragem e aventura no sangue. Apesar de existir o esqui aquático, a prática desportiva na neve é bem mais difundida. Sendo o inverno europeu a estação de alta temporada do esporte.

Uma ótima idéia é vir esquiar na França, na época de festas de final de ano, e passar o Natal na neve.

Não perca a oportunidade de praticar o ski num dos maiores polos turísticos do mundo.
A seguir mostraremos onde e quando esquiar na França :

Lyon, ponto de partida para uma aventura na neve

Para esquiar na França, Lyon é um excelente ponto de partida. Situada entre o rio Rhône e o rio Saône, Lyon fica próxima dos Alpes franceses e possuí um aeroporto internacional. A cidade oferece aos seus visitantes várias alternativas de locomoção para irem confortavelmente da cidade até as várias estações de esqui localizadas na França.  Depois de escolher a pista de ski de sua preferência. Será possível chegar até ela através de carro alugado, trem, empresas de transfers ou agências de turismo, que oferecem pacotes de passeios privativos na neve.

Você pode ir por vários dias, ou somente fazer um bate e volta para uma estação de ski. Saindo de Lyon, existem estações à somente 2h de distância, permitindo que você viva esta experiência e retorne para a cidade à noite.

Para quem planeja férias nas montanhas, Lyon dispõe de uma região extraordinária aos aventureiros. Além de possuir facilitadores para quebrar o gelo da aventura, como a GIMtravel, uma empresa especializada em visitas turísticas da França.
A GIMtravel oferecem aos seus clientes uma experiência incomparável na neve. Organizando sua viagem, com direito a ski pass, aulas de esqui, passeios na neve e várias outras atividades.

Estações de esqui dos Alpes franceses

Os Alpes franceses são uma cadeia de montanhas que podem atingir mais de 4000 metros, como é o caso do Monte Branco (Mont Blanc). É o cume mais alto da cordilheira dos Alpes e da Europa, com 4810 m de altura. As montanhas que compõem os Alpes franceses possuem mais de 35.000 km2 de superfície, constituindo-se ótimas opções para viagem cheia de aventuras.

esquiar na França - Pixabay

Um vilarejo nos alpes franceses.

Considerado um dos melhores lugares do mundo para praticar o esqui (nórdico – de descida), os Alpes Franceses formam um cenário rico em beleza e aventura. Os Alpes são divididos entre Alemanha, Itália, Eslovênia, Áustria, Suíça e França. A França detém cerca de 7% dessa cadeia de montanhas. Tendo nesta pequena parte, algumas das estações mais famosas e concorridas do mundo.
E formando uma região de destaques para os amantes de esportes na neve.

Os Alpes franceses também são famosos pela beleza de locais que combinam vales altos e vales de lagos (Lago de Genebra, Lago Annecy, Lago do Bourget) e a altitude dos lagos. Alguns desses lagos são adequados para natação, pesca e esportes aquáticos. Possuem também, importantes centros turísticos, incluindo : Chamonix e St. Gervais, no pé do Mont Blanc, Albertville, que sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de 1992, Grenoble, que sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de 1968,  a famosa Annecy, com sua cidade velha e seu lago, Briancon e sua cidadela mais ao sul, etc.

Confira a seguir as principais estações, onde esquiar na França:

1) Esquiar na França : Chamonix

 

esquiar na França chamonix

Chamonix, na França.

Berço de práticas extremas de esqui, Chamonix foi sede da primeira Olimpíada de Inverno em 1924. A cidade mais badalada para a prática de esportes de inverno na França é uma das mais importantes cidades turísticas de inverno da Europa. Localizada próxima à tríplice fronteira, França – Itália – Suíça. A cidade está aos pés do pico mais alto dos Alpes, o Mont Blanc (Monte Branco, em português), com 4.810 metros de altura. Possui estadias que variam das mais acessíveis aos resorts luxuosos, com acesso as diferentes zonas de esqui e teleféricos. Com descidas de mais de 2.740 metros de altura, Chamonix dispõe também de terrenos menos perigosos aos marinheiros de primeira viagem.

Chamonix fica distante de Lyon, na França, cerca de 225 km. E além da prática do esqui, oferece pontos muito interessantes de visita, como : a vista do Pico do Mont Blanc, o mar de gelo e diferentes vilarejos de charme entre a França e a Suiça.
A gastronomia local também é muito reconhecida, a cidade acolhe chefes e restaurantes estrelados do guia Michelin, que irão ajudar à aquecer você.

 

2) Esquiar na França em Val Thorens

Val Thorens - Pixabay

Domínio esquiável de Val Thorens, França.

Eleita uma das melhores estações de esqui do mundo, Val Thorens é o mais alto domínio esquiável da Europa. Localizado na regiõa des 3 vallées (dos 3 vales) dispõe mais de 600 km de pistas, é a maior área de esqui do mundo. Oferecendo infinidades de rotas para esquiar. Esta área permite admirar vistas extraordinárias: no Glacier Péclet – ponto mais alto da estação, os turistas conseguem apreciar o visual em 360°, além de poderem apreciar durante o percurso centenas de picos franceses, suíços e italianos, incluindo o Mont Blanc.

Val Thorens fica cerca de 2 horas e 30 minutos de carro de Lyon. Também existem empresas de transfer e de visitas turísticas guiadas que fazem o percurso : Lyon / Val Thorens, tornando o passeio mais cômodo, seguro e inesquecível.

Quando esquiar em Val Thorens?

Val Thorens é a estação de esqui francesa que, devido à sua altitude, recebe visitas por um período mais longo, de 22 de novembro a 10 de maio. Apesar do período aconselhado ser até meados de abril, depois a qualidade da neve já não é a mesma.

 

3) Esquiar em Les Arcs

Les Arcs - Pixabay

Estação de ski Les Arcs, Alpes franceses.

Para esquiar an França e viver férias memoráveis de esportes de inverno, a estação de esqui Les Arcs, tem ótimas condições de neve de dezembro até abril. Esta estação é parte integrante de Paradiski, que forma a segunda maior área de esqui conectada do mundo. Les Arcs conta com 113 pistas distribuídas entre os níveis iniciante, intermediário e avançado, além de quatro níveis de altitudes diferentes, o Arc 1.600, o Arc 1.800, o Arc 1.950 e o Arc 2.000. Ao subir ou descer um nível de altitude o praticante de esqui muda completamente de ambiente.

Les Arcs, na França conta com uma verdadeira atmosfera festiva no inverno. A GMX (Gavaggio Monster Cross) contribui com a radicalidade esportiva: a competição GMX é um evento skicross dos mais esperados e espetaculares, uma verdadeira competição de corrida no gelo. Com pistas rápidas e sinuosas, a competição GMX é cheia de saltos, descidas e rupturas de pistas, com direito a atividades para adultos e crianças de acordo com os níveis de habilidades no esqui!

O inverno em Les Arcs não atrai apenas quem quer esquiar na França, pois também promove a arte cinematográfica com o Festival de Cinema Europeu de Les Arcs. Onde, além de aproveitar a neve, o público pode apreciar a arte através de uma seleção rica e exclusiva de filmes. Les Arcs reúne na ocasião, profissionais europeus do cinema, galgando, o tão sonhado Oscar. Les Arcs surpreende por sua beleza, eventos e aventuras esportivas.

4) Esquiar e passear em Courchevel

Courchevel no natal

Courchevel iluminada.

Dispensa até apresentações, Courchevel, é a estação de esqui mais chique da Europa e destino obrigatório para todos aqueles que amam locais badalados. Esquiar na França e pensar estar em Hollywood. Trata-se de um domínio esquiável, localizado na região de Rhône-Alpes, na França. Distante de Lyon cerca de 187 km, um dos principais pontos de partida para quem deseja esquiar na região.

A estação de Ski Courchevel faz parte do complexo Les 3 Vallées e é dividida em cinco ambientes (alturas) : Courchevel 1100, Courchevel 1300, Courchevel 1550, Courchevel 1650 e Courchevel 1850 (a mais alta e mais chique de todas). O coração da estação é Courchevel 1850, onde o turista se surpreende com o glamour do resort ski in/ski out. Nesse ambiente encontram-se hospedagens de luxo, restaurantes renomados, escolas de esqui e um amplo comércio repleto de marcas de luxo, todos localizados pertinho das pistas de ski.

Quando esquiar na França?

Os meses de novembro à abril são propícios para a prática de esportes no gelo na França, como o esqui. Os meses de janeiro e fevereiro são considerados de alta temporada por serem os meses mais frios do inverno francês e lotam os resorts de turistas vindos de todos os países.

Que tal esquiar nos Alpes franceses com a ajuda de guias turísticos bilíngues? A GIMtravel se aventura com você no inverno da França e te leva até as melhores estações de esqui.  Contamos com profissionais que falam português. Entre em contato conosco e não perca a oportunidade de praticar o ski num dos maiores polos turísticos do mundo!

No Comments Yet.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: