Cruzeiro fluvial pela França: um novo jeito de explorar o país

Na hora de planejar uma viagem pela França, explorar o país através das suas rodovias e ferrovias pode ser a escolha mais óbvia. Contudo, um cruzeiro fluvial também é uma alternativa incrível e ainda pouco explorada pelos turistas.

Afinal de contas, reunindo conforto, lazer e vistas deslumbrantes, esses cruzeiros percorrem o país através de rotas belíssimas. Ou seja, realizar um cruzeiro fluvial pela França é uma forma de experienciar o país através de um ângulo bem diferente.

Graças à diversidade do território francês, inegavelmente a variedade de itinerários é muito grande, possibilitando passeios para todos os gostos e estilos. Por isso, separamos informações sobre essa alternativa de turismo e algumas das melhores rotas para explorar o país!

O que é um cruzeiro fluvial?

Muitas pessoas desconhecem as diferenças entre os tradicionais cruzeiros marítimos e os cruzeiros fluviais. A saber, o cruzeiro marítimo é realizado no mar, enquanto o cruzeiro fluvial ocorre em rios.

Contudo, as diferenças vão além disso: com navios de dimensões menores e número reduzidos de passageiros, os cruzeiros fluviais são experiências mais intimistas. Por isso, o serviço oferecido neles é mais exclusivo do que a experiência em transatlânticos.

Além disso, a rotina também é organizada de forma personalizada, proporcionando maior conforto para os viajantes. Ou seja, nos cruzeiros fluviais o ambiente é de calmaria, jantares românticos e familiaridade.

Roteiros de cruzeiro fluvial na França

Cruzeiro fluvial pelo Rio Sena. Foto: Pixabay

Atravessando o Rio Sena

Certamente quando o assunto é o turismo fluvial na França, um dos roteiros mais conhecidos é o que atravessa o Rio Sena até as praias da Normandia. Essa viagem costuma durar uma semana e abrange diversos pontos turísticos ricos em história e beleza.

Primeiramente o trajeto inicia com o embarque à beira do Rio Sena diretamente em Paris. Então, através das águas do Sena, a rota segue para a comuna de Los Andelys, one é possível explorar o Château Gaillard e seus arredores.

Em seguida, o cruzeiro continua para Le Havre, um dos locais mais importantes da Normandia. Lá, o viajante pode escolher o itinerário de acordo com os seus interesses. Uma ótima alternativa são as belíssimas praias da região, imperdíveis para os amantes da natureza.

Logo após, o trajeto segue para Rouen, onde é possível experimentar um passeio guiado pela cultura medieval francesa e degustar o melhor da gastronomia da Normandia. Posteriormente, a cidade de Vernon é o destino.

Só para ilustrar, nela os viajantes têm a oportunidade de conhecer a casa de Monet e os seus famosos jardins. Ainda, é possível explorar a beleza da natureza local através de passeios guiados de bicicleta. Para finalizar o dia com chave de ouro, a noite é livre para explorar a bela La Roche-Guyon.

Já de volta às proximidades de Paris, Auvers-Sur-Oise foi a última casa de Vincent Van Gogh e também é uma das paradas. No caminho de volta à capital francesa também é possível explorar a energia de Saint-Germain-des-Près, conhecida por seus museus, livrarias e galerias.

Por fim, a viagem termina com um passeio pela bela cidade de Conflans, no departamento de Yvelines. O cruzeiro pode ser contratado pela empresa AmaWaterways e os valores iniciam em $3,099 por pessoa.

Os sabores da Borgonha e Provença

De maneira idêntica, mais uma alternativa para quem deseja realizar um cruzeiro fluvial na França é o trajeto entre Borgonha e Provença. Com oito dias de viagem, de fato é possível explorar uma das principais regiões vinícolas do país e de todo o continente.

Para complementar o sabor único dos vinhos, esse cruzeiro foi criado especialmente para os amantes de gastronomia, pois é focado na culinária local. Inclusive, a viagem parte de Lyon, conhecida mundialmente por sua riqueza histórica e gastronômica.

No dia de chegada os viajantes são transportados do aeroporto diretamente para o navio, onde são recebidos com um jantar digno da capital mundial da gastronomia. No início do segundo dia, o cruzeiro parte para explorar um ingrediente rico em sabor e elegância: as trufas.

Dessa forma, além de conhecer uma fazenda especializada no produto, também é possível realizar um inesquecível passeio de bicicleta e participar de degustações. Já no dia seguinte, Belleville-sur-Saône é o destino para provar alguns dos vinhos mais tradicionais da região.

Em mais um dia, duas paradas: Tain l’Hermitage, lar de inúmeras vinícolas, e Valrhona, conhecida como a cidade do chocolate. Logo após uma noite de descanso, o cruzeiro parte para a cidade de Avignon, patrimônio da UNESCO.

Nessa cidade medieval, é possível conhecer curiosidades impressionantes da trajetória francesa e dos sabores da Provença. No sexto dia, o local para ser explorado é Châteauneuf-du-Pape, com um castelo medieval em ruínas e uma paisagem repleta de vinhedos.

Lá, é possível aprender sobre os métodos tradicionais do cultivo de uvas e conservação de vinhos. Por fim, no último dia, o cruzeiro volta para Lyon e os viajantes exploram cidade com o auxílio de um guia conhecedor dos maiores tesouros escondidos do local.

O passeio é oferecido pela empresa Emerald Waterways e custa cerca de $3,845 por pessoa.

Cruzeiro clássico no Canal du Midi

Para quem busca uma alternativa ainda mais exclusiva de cruzeiro fluvial, esse roteiro pelo Canal du Midi pode ser a escolha ideal. Isso porque ambientado no tradicional Hotel Barge Anjodi, a experiência é digna de cinema, com apenas quatro cabines exclusivas.

Além disso, o charme da decoração clássica é o cenário ideal para explorar a história e cultura que envolvem o icônico Canal du Midi. O trajeto começa em Narbonne, onde os viajantes são recebidos no Anjodi com canapés, champagne francês e um jantar exclusivo.

Logo depois, na manhã seguinte, é realizado um tour em Carcassonne, conhecida mundialmente por sua cidadela medieval. Em seguida, o roteiro segue para Capestang e seus vinhedos cercados por paisagens de tirar o fôlego.

No dia seguinte, a parada em Narbonne é essencial, já que esta é a primeira cidade romana fora da Itália. A visita pelas construções milenares é inesquecível, especialmente para os amantes de história.

Após uma noite de descanso, dois destinos se destacam: a bela Portiragnes e o Château Pech-Celeyran é explorado com direito à degustação de vinhos. O local é propriedade da família do escritor Saint-Exupéry há muitas gerações.

No sexto dia é hora de explorar a cultura das vilas de Marseillan e Pezenas. Para finalizar, há uma visita a uma fazenda de ostras local, onde o visitante pode degustar o produto com um saboroso vinho branco.

No último dia, cada passageiro é transferido de volta para o seu local de escolha em Narbonne. Sem apresentar valores pré-definidos, o investimento pode ser consultado diretamente com a European Waterways.

Explore a França pelas águas com a GIMtravel

A França é realmente famosa pelos seus rios que ligam todo o país. Por isso, investir em um cruzeiro fluvial pode ser uma ótima experiência no país, especialmente para quem busca um roteiro diferenciado!

Se está na dúvida de como organizar sua viagem, conte com serviços de planeamento e organização oferecidos pela GIMtravel. Dessa forma você garante uma viagem sem imprevistos e apenas faz as malas para aproveitar um cruzeiro pelos rios franceses!

No Comments Yet.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: