Como tirar o passaporte – guia completo

Se você está planejando uma viagem para outro país como a França, por exemplo, precisa saber tudo sobre como tirar o passaporte! O documento será a sua identificação oficial em outro país, já que o RG e até mesmo o CPF não têm validade fora do território nacional. Por isso, planeje-se sempre com antecedência para ter tempo de providenciar o seu passaporte.

 

Os primeiros passos para solicitar o passaporte são feitos online. No geral, não é complicado fazê-lo, mas você deve reunir uma série de documentos para garantir que esteja apto a viajar para fora do Brasil. Neste guia completo de como tirar o passaporte você vai acompanhar o passo a passo, saber o valor e todas as informações sobre o documento!

O que é o passaporte?

 

Esse é o documento oficial de identificação exigido para viagens internacionais. Ele é emitido pela Polícia Federal Brasileira e, no caso de residir fora do país, por embaixadas e consulados.

 

O passaporte é o documento que você apresentará à Polícia Federal de outros países assim que entrar neles. Ainda, se alguma autoridade o abordar na rua, você deverá apresentar o seu passaporte devidamente regularizado.

 

O documento também é exigido em muitos casos durante viagens para você fazer reservas em hotéis ou até mesmo alugar veículos em outros países. Por isso, você deve sempre andar com ele enquanto estiver viajando, pois será a sua identificação oficial.

 

Modelo brasileiro

 

O passaporte brasileiro foi atualizado recentemente e é um modelo eletrônico. A sua validade é de 10 anos e tem critérios bem específicos na produção para evitar fraudes.

 

A cor do passaporte brasileiro é azul, mas pode ter outras categorias se você for deficiente físico, diplomata, entre outros casos. Em países que integram o Mercosul junto com o Brasil (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) pode ser possível ingressar sem o documento. Entretanto, a dica é que você o leve mesmo assim!

 

Passo a passo para tirar o passaporte

 

Como tirar passaporte no Brasil

 

Tirar o passaporte não é um processo difícil no Brasil. Além das etapas online, você só precisará ir ao posto da Polícia Federal duas vezes, sendo uma para a entrevista e outra para retirar o documento. Acompanhe o passo a passo para saber como tirar o passaporte:

1) Reúna os documentos exigidos

 

  • Documento de Identificação (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação, Passaporte Anterior);
  • CPF (caso não conste no documento acima);
  • Certidão de nascimento (caso o nome tenha alterado);
  • Certificado de Naturalização para naturalizados;
  • Comprovante de votação na eleição anterior;
  • Documentação de serviço militar para os homens.

 

No site da Polícia Federal você pode conferir os detalhes da lista.

2) Preencha o formulário da Polícia Federal

 

O formulário da Nova Solicitação de Passaporte do site da Polícia Federal, você deverá completar com os seus dados pessoais. Lembre-se de que deve preencher somente o sobrenome no segundo campo. Por fim, clique para gerar o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU).

3) Pague a taxa do GRU

 

A marcação da entrevista na Polícia Federal só é liberada após o pagamento do boleto do GRU. Portanto, essa é a etapa em que você realiza o pagamento! O valor atual é de R$ 257,25 e você deve esperar até 48h o pagamento para que ele seja registrado no sistema.

4) Agende o atendimento

 

Após registrado o pagamento você deverá acessar o link para o agendamento do atendimento no posto da Polícia Federal de sua preferência. Para isso, inclua o seu CPF, número de protocolo gerado com o GRU e a data de nascimento. Em seguida você poderá selecionar qual o posto de sua preferência, visualizar a opção de datas e horários para tirar o passaporte.

5) Vá ao agendamento na Polícia Federal

 

No dia e hora marcados no agendamento você deverá levar os seus documentos ao posto da Polícia Federal. A fotografia é tirada no local e você passará por uma coleta das suas impressões digitais. O processo é simples e não é demorado.

6) Retire o documento

 

O prazo para o passaporte ficar pronto é de 7 a 10 dias úteis. Com um número de protocolo entregue durante o agendamento você poderá acompanhar online o andamento do pedido. Quando ele estiver concluído, você deverá fazer a retirada no mesmo posto. Para isso, leve um documento de identificação com foto.

Renovação de passaporte

 

Caso o seu passaporte esteja vencido, o processo para a renovação é parecido com os trâmites para tirar o passaporte. Isso acontece porque o passaporte não é renovável, portanto, após os 10 anos você precisa de um novo.

 

Além de toda documentação acima, lembre-se de levar consigo o passaporte vencido na hora da renovação. Isso evita que você tenha pagar uma taxa maior no valor de R$ 514,50.

 

Já se você estiver no exterior quando o seu passaporte vencer, não precisará fazer a solicitação no Brasil. No Portal Consular, do Ministério das Relações Exteriores, você preenche um formulário e receberá as orientações para a emissão do novo documento.

Como tirar passaporte de emergência?

 

Em casos específicos, a Polícia Federal oferece a emissão do passaporte de emergência para quem não pode aguardar o prazo de entrega. Porém, ele não é emitido para situações em que a viagem é apenas para turismo.

 

De acordo com o site do órgão, essas são algumas situações em que é possível solicitar esse tipo de passaporte:

 

  • Catástrofes naturais;
  • Conflitos armados;
  • Necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau;
  • Para a proteção do seu patrimônio;
  • Necessidade do trabalho;
  • Ajuda humanitária;
  • Interesse da Administração Pública.

 

Viaje sem preocupação!

 

Burocracias como tirar o passaporte, comprar passagens aéreas e passar pelo controle de imigração nos aeroportos podem elevar o nível de estresse na preparação para a sua viagem. Por isso, a dica é que você opte pela comodidade e contrate os melhores serviços para auxiliar a sua estadia.

 

Contar um transfer que o leve do aeroporto para o hotel, por exemplo, é uma forma de garantir segurança e facilidade. Além disso, busque profissionais como guias bilíngues que possam acompanhá-lo para você ter a melhor experiência ao longo da viagem!

2 Responses

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: