Castelos do Vale do Loire: conheça 6 dignos de contos de fadas

Na charmosa França, considerada berço da cultura ocidental, encontramos o Vale do Loire. Trata-se de um conjunto de cidades repletas de paisagens magníficas, obras arquitetônicas e vários atrativos turísticos incríveis.  Inclusive, a região já foi território da corte francesa e palco de parte da grandiosa história da França. Dessa forma possui até os dias de hoje ilustrações arquitetônicas de estilos medievais, renascentistas e iluministas da Europa. São os castelos do Vale do Loire.

 

Considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e composto por uma gama de castelos e monumentos imponentes e exuberantes, o Vale do Loire é o cenário ideal para o imaginário de contos de fadas. 

Vale do Loire – Jardim da França

 

Vale do Loire-Jardins da França_Vila Bacana

Conhecido por seus majestosos castelos e jardins magníficos, o Vale do Loire na França é uma região que mais parece um conto de fadas. Foto: Vila Bacana

 

Conhecido como “Jardim da França”, o Vale do Loire é um dos destinos mais procurados no país. Isso porque possui centenas de castelos que são enriquecidos em sua beleza através de jardins gigantescos e belos, que ganham muito mais cores na primavera.

 

Para ter uma ideia, o Vale do Loire possui cerca de 300 châteaux – castelos, fortalezas. Infelizmente não há uma exatidão e números oficiais dessas gigantescas construções na região. Contudo, vamos citar a seguir alguns castelos do Vale do Loire que merecem destaque.

 

Castelos do Vale do Loire: conheça 6 que são dignos de contos de fadas

1) Castelo de Chambord, o mais famoso do Vale do Loire

 

Castelos do Vale do Loire, Chambord

Château de Chambord, também conhecido como Gigante de Pedra. Foto: Flickr

 

Um dos mais conhecidos castelos do Vale do Loire e do mundo, o Castelo de Chambord foi construído entre os anos de 1519 a 1547. Ele possui traços renascentistas em sua arquitetura e é o maior castelo do Loire. Apesar do seu tamanho imponente, o Château de Chambord não foi construído com características luxuosas nem totalmente mobiliado. Isso porque ele foi edificado para ser um pavilhão de caça do rei Franscisco I.

 

Uma das maiores atrações do Castelo de Chambord é a escadaria em dupla-hélice, cujo planejamento foi atribuído a Leonardo da Vinci. Além dela, há também mais de 280 torres e chaminés de formas e tamanhos diferentes.

 

2) Castelo de Chenonceau, o Castelo das Sete Damas

 

Castelos do Vale do Loire, Chenonceau

O Château de Chenonceau é considerado o castelo mais feminino da França.

 

Construído sobre pilares no Rio Cher – um dos afluentes do Rio Loire, o Château de Chenonceau é considerado o castelo mais feminino da França. Isso porque ele foi idealizado para ser morada das rainhas francesas e por esse motivo também é conhecido como Palácio das Sete Damas.

 

Construído no século XIII, o Castelo de Chenonceau foi incendiado, reconstruído posteriormente e reformado tantas outras vezes por cada uma de suas donas. Assim ele reúne traços das mulheres que comandaram a propriedade.

 

3) Castelo de Ussé, o Castelo da Bela Adormecida

 

chateau-dusse

Château d’Ussé, no Vale do Loire: O Castelo da Bela Adormecida.

 

Num estilo onde não se sabe se a arte imita a vida ou a vida imita a arte, encontramos o Castelo de Ussé. Trata-se de um dos imponentes castelos do Vale do Loire, que possui requintes clássicos de contos de fadas. E isso não apenas pela sua arquitetura, mas por sua própria história.

 

Afirma-se que o Château d’Ussé, que mistura linhas arquitetônicas medievais e renascentistas, foi o estopim da inspiração da clássica história de “A Bela Adormecida”, escrita por Charles Perrault e atualizada pelos irmãos Grimm. No interior do castelo existem cômodos decorados com personagens do conto de fadas “A Bela Adormecida” em tamanho real, como a princesa Aurora, seus pais, as fadas, a bruxa e até mesmo o belo príncipe!

 

Ussé é um dos castelos do Vale do Loire ideais para quem está a visitar a região do Loire com crianças. E você pode tornar a sua visita ao castelo muito mais atrativa ao ser direcionado entre os jardins, cômodos e torres do Ussé por guias turísticos bilíngues da GIMtravel.

 

Somos uma empresa especializada em visitas turísticas da França, localizada em Lyon. Criamos passeios e visitas sob medida, otimizando assim, o tempo de viagem dos nossos clientes, para que eles possam conhecer a verdadeira França. Que tal levar seus filhos ao Castelo da Bela Adormecida com profissionais que falam o seu idioma? Então entre em contato com a GIMtravel e agende a sua viagem.

Quer mais dicas de passeios na França para os pequenos? Então clique aqui e descubra o que fazer em Paris com as crianças.

4) Castelo de Villandry e seus três jardins famosos

 

Castelos do Vale do Loire, Villandry e seus jardins

Villandry é famoso por seus jardins ornamentais.  Foto: Pinterest

Previsão de dia ensolarado? Então é um dia perfeito para conhecer os jardins do Palácio de Villandry, um castelo renascentista do Vale do Loire. Construído em 1536, o Château de Villandry é conhecido por seus 3 jardins fantásticos.

 

O primeiro, um jardim ornamental, onde pequenos arbustos formam desenhos geométricos, símbolos musicais, corações e vários outros. O segundo, um jardim de água que tem como atração principal um lago. E ainda, o terceiro, que é um jardim decorativo composto por uma horta com flores e legumes.

 

5 – 6) Castelos de Amboise e Clos Lucé – os castelos de Leonardo da Vinci

 

Castelos do Vale do Loire, Amboise

Castelo de Amboise no Vale do Loire – França. Foto: Fotolia

 

Uma das figuras mais importantes e notórias da história da humanidade teve seus dias vividos em castelos do vale de Loire. Inclusive o Castelo de Amboise carrega o título de ter sido a casa de Leonardo da Vinci. No Château d’Amboise havia um anexo à construção principal que dava acesso ao Castelo de Clos Lucé, que era utilizado por Da Vinci como local para criar suas invenções. Foi lá que ele viveu até os seus últimos dias de vida.

 

Enquanto no jardim de Clos Lucé foram reproduzidas as invenções de Leonardo da Vinci, nos jardins de Amboise seu corpo foi enterrado, na Capela de Saint-Hubert. Além da história de ambos os castelos com Leonardo da Vinci, o Castelo de Clos Lucé possui um restaurante típico da Idade Média com cenário, especialidades e trajes típicos da época. Um passeio e mergulho na história.

 

Castelo de Clos Lucé, onde viveu Leonardo Da Vinci

Castelo de Clos Lucé no Vale do Loire. Foto: Flickr

 

Vinhos do Vale do Loire – não perca a degustação

 

Embora os castelos do Vale do Loire sejam as atrações preferidas dos turistas, a região também é reconhecida pelos seus vinhos. Possui um dos mais remarcáveis vinhedos da França devido à classe, qualidade e excelência das uvas produzidas na região – destaque para os vinhos brancos e espumantes. Cabe ressaltar que, após Champagne, o Vale do Loire é a segunda região produtora de espumantes mais importante da França.

 

Vale do loire vinhos

Vinhedos do Vale do Loire na IGP Val de Loire.

 

Tal sucesso na tradição de vinhos e espumantes advém do Rio Loire. Isso porque além de dar nome à região e ser o rio mais extenso da França, é um dos agentes responsáveis por tornar as condições climáticas do local ideais ao cultivo das uvas.

 

Enquanto a Cabernet Franc garante vinhos de sabor mais intenso e fresco, a uva Sauvignon Blanc produz excelentes vinhos brancos. Há ainda a uva Pinot Noir, que produz vinhos tintos e rosés. Ou seja, há uma vasta variedade de vinhos oferecidos pelo Vale do Loire. Inclusive eles podem ser degustados com moderação nas vinícolas da região.

 

Que tal aproveitar seu passeio para visitar um produtor ou fazer uma degustação em uma cave? No Vale do Loire existem caves subterrâneas de tirar o fôlego. Que tal descobri-las com a GIMtravel? Clique aqui e conheça o nosso day tour pelo Vale do Loire.

Gastronomia do Vale do Loire, mistura incomparável de sabores

 

Não é um clichê afirmar que a culinária francesa é conhecida como uma das melhores do mundo, pois possui um vasto cardápio de sabores. Neste quesito a gastronomia da região do Vale do Loire também colabora para que essa frase seja dita mais e mais vezes com uma atração de sabores fantastiques!

 

Dentre os pratos preferidos estão os rillettes, uma espécie de Patê típico francês que pode ser feito com diversos tipos de carnes, mas que tradicionalmente é feito com carne de porco moída ou desfiada e cozida na gordura. Depois de pronta, a carne é consumida com pães, em uma espécie de sanduíche, ou canapés; uma ótima pedida para o lanche.

 

Rillette

Rillettes. Foto: Pinterest

 

O Rio Loire e seus afluentes oferecem excelentes peixes. Assim, em algumas cidades do Vale do Loire é possível encontrar pratos exóticos feitos com enguias. Outras iguarias produzidas no Loire são os queijos e cogumelos, que oferecem sabores surreais e incríveis aos visitantes da região.

 

Conheça os castelos do Vale do Loire com a GIMtravel

 

Venha conhecer os castelos do  Vale do Loire, seus vinhos e gastronomia com quem mais entende da França. Entre em contato com a GIMtravel e garanta a sua visita ao Vale do Loire com guias em português. Eles atuam como facilitadores da sua viagem, ajudando em traduções e na comunicação durante sua estadia. Assim, você evita cair nas famosas pegadinhas de viagem e garante uma experiência turística muito mais interessante.

1 Response

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: