Campos de lavanda, um roteiro perfumado

campos de lavanda visitar fotos visitas provenca provence

A França é um país completo, rico em arquitetura, história, gastronomia e incríveis paisagens naturais, como os campos de lavanda, que anualmente atraem milhares de turistas de todas as partes do mundo. A lavanda é uma planta muito utilizada pelos franceses na produção de cosméticos como perfumes, sabonetes aromáticos, incensos e também na produção de objetos artesanais e bebidas. Na época de sua florescência, a planta, de aroma suave e inconfundível, produz campos tão belos, perfumados e coloridos que a eles são dedicados roteiros exclusivos para mostrar aos visitantes todos os seus encantos; veja a seguir onde ficam os campos de lavanda e quais você deve incluir em seu roteiro de viagem:

Campos de lavanda, onde encontrar?

 

vilarejos provença campos de lavanda

Vilarejo provençal.

Os cenários responsáveis por vários cartões postais franceses encontram-se em uma região conhecida como Provence (ou Provença-Alpes-Costa-Azul), localizada no sudeste da França. A região, que já foi província real francesa, hoje em dia abriga vários vilarejos e cidadezinhas medievais que vivem da colheita da lavanda e da produção de seus derivados. O florescer dos campos de lavanda é um grande espetáculo da natureza, admirado por visitantes de vários países e muito festejado pelos habitantes locais. Na época da colheita das lavandas, os moradores celebram a planta com feiras, desfiles e várias apresentações ao ar livre. Se estiver pensando em passar pela França entre meados de junho até fim de julho, não perca a oportunidade de conhecer os melhores campos de lavanda na Provence. Veja a seguir os mais famosos:

1) Gordes e a Abadia de Sénanque:

frança campos de lavanda senanque visitar

Abadia de Notre-Dame de Sénanque.

Gordes é um vilarejo medieval localizado na Provence, cerca de 700 km de Paris. Conhecido como vilarejo empoleirado (village perché, em francês) por sua edificação estar incrustada no Monte de Vaucluse, Gordes possui um campo de lavanda famoso, localizado no pátio de um monastério construído no século XII. A edificação da idade média ainda abriga monges cistercienses, uma ordem monástica católica. A Abadia de Sénanque é rodeada de campos de lavanda, sendo a planta o principal meio de subsistência dos religiosos locais.

2) Plateau de Valensole, terra do lavandin:

campos de lavanda visita provence

Campos de Lavanda no Plateau de Valensole.

A região do Plateau de Valensole (Planalto de Valensole), é uma das mais visitadas e conhecidas pelas lavandas. Se destacam as cidades de Manosque e Puimoisson. Seus campos de lavanda são simétricos, grandes e bem plantados, dignos de um belo cartão postal. Os roxos das lavandas dão um toque todo especial à paisagem do local, que é cercada por vilarejos medievais. O tipo de lavanda cultivado no Plateau de Valensole é o lavandin, muito utilizado na fabricação de sabonetes e incensos. O lavandin é cultivado em áreas com até 600 m de altitude.

3) Sault, capital da lavanda:

lavandas sault visitar campos de lavanda provence

Sault, a maior comuna produtora de lavanda da França. Foto: Pinterest

Edificada em uma colina que possui uma linda vista para os campos de lavanda cultivados na região, Sault faz parte das cidades medievais da região de Provence, na França. Suas casas, em estilo provençal em tons de ocre e janelas coloridas, possuem pedras aparentes em suas fachadas e são capazes de encantar qualquer um. As lavandas de Sault são conhecidas pelos locais como lavanda fina, por serem cultivadas em locais altos (mais de 700 m de altitude). Esse tipo de lavanda é muito requisitado para a fabricação de perfumes finos.

4) O pequeno vilarejo de Ferrassières:

lavandas campos de lavanda visitas

Festival da lavanda em Ferrassières, França. Foto: Turistando de Boa

Já diz o velho ditado popular: tamanho não é documento. Nenhuma outra frase de efeito seria capaz de representar tão bem o vilarejo de Ferrassières, localizado na região de Auvérnia-Ródano-Alpes, na França. Durante a florescência dos campos de lavanda, o pequeno vilarejo e suas ruas medievais ficam irradiantes, coloridas e perfumadas e são responsáveis por guiar o visitante durante as festividades da colheita da lavanda, realizadas anualmente no primeiro domingo de julho.

Como ir de Paris para os campos de lavanda em Provença, na França?

A cidade base mais usada como bate-volta para visitar os campos de lavanda franceses é Aix-en-Provence. Essa charmosa cidadezinha fica localizada na região de Provence, na França e serve como ponto de partida de turistas. Além de muito charmosa e com todas comodidades, é repletas de pousadas e hotéis de onde partem vários passeios guiados para os diversos campos de lavanda da região. A equipe da GIMtravel, composta por guias brasileiros, terá o maior prazer de lhe apresentar as maravilhas dessa província tão encantadora e lhe guiar por entre o colorido da flor típica do local. Várias são as formas de ir de Paris até os campos de lavanda na comuna de Provença; abaixo listamos os principais para te servirem como orientação:

place-des-cardeurs aix frança lavandas

Aix-en-Provence, França – ponto de partida para os passeios pelos campos de lavanda. Foto: IEPP

  • De avião: Partindo do Brasil, a porta de entrada para você começar seus passeios pelos campos de lavanda pode ser a partir de Paris ou da cidade de Marselha, na França. A companhia aérea Air France opera voos entre Brasil e Marselha, com conexões em Paris. Se preferir dar uma paradinha em Paris para conhecer os monumentos da capital francesa será preciso deslocar-se posteriormente até a cidade de Marselha, em uma viagem de cerca de 1 hora de avião. De lá será preciso alugar um carro, pegar um trem ou um ônibus urbano até a cidade de Aix-en-Provence.
  • De carro: Por vias terrestres, a viagem entre Paris e Aix-en-Provence leva cerca de 7h30m, mas os pontos turísticos durante o trajeto são inesquecíveis. O percurso costuma ser feito pelas vias urbanas francesas A6 e A7. Você pode realizar o trajeto de carro próprio ou alugado.
  • De trem: A maneira mais prática para chegar até Aix-en-Provence partindo de Paris é de trem. Pois não será preciso se preocupar em dirigir e admirar belas paisagens ao mesmo tempo. Sem falar que a viagem, que dura cerca de 3h40m. É confortável e possui preços bem acessíveis por pessoa. Ao sair de Paris, pegue o TGV (trem rápido da companhia ferroviária SNCF) na estação Gare de Lyon. Essa linha de trem tem como destino final a cidade de Marselha, com uma parada em Avignon.
  • De ônibus: Apesar de ser a opção mais barata, ir de ônibus de Paris para Aix-en-Provence não é para qualquer um não. A  viagem costuma demorar cerca de 12h. Partindo de Paris, você deverá deslocar-se até a estação Gare Bercy e de lá pegar o ônibus da empresa OuiBus com destino a Aix-en-Provence.

Que tal conhecer os campos de lavanda com a GIMtravel? Entre em contato hoje mesmo conosco e garanta uma viagem inesquecível.

No Comments Yet.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: