Descubra Bordeaux, a capital mundial do vinho

Listada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a cidade de Bordeaux encanta a todos pela sua excepcional arquitetura urbana e pelos seus famosos vinhedos. Localizada no sudoeste da França, a cerca de 500 km de Paris, ela é atravessada pelo Rio Garona (Garonne, em francês), que torna a atividade portuária intensa na cidade e a transforma em um importante centro de negócios na França.

 

Bordeaux já desfrutou do título de Capital da França durante a Primeira Guerra Mundial. Hoje, a cidade é a capital mundial da indústria do vinho. A região vem sendo um destino turístico muito procurado pelos apreciadores da bebida, sendo sede da principal feira de vinhos do mundo.

 

Wine Tour por Bordeaux, na França

 

Bordeaux é uma cidade localizada no Sudoeste da França, que vive e respira vinho! Isso porque concentra uma das maiores fatias do mercado produtor da bebida, com safras que produzem mais de 700 milhões de garrafas anualmente. Seus vinhos variam entre brancos, rosés, espumantes e tintos.

 

Ou seja, em Bordeaux você encontra vinhos para todos os gostos e bolsos. Assim, é possível desfrutar desde os Table Wine até alguns dos vinhos mais prestigiados do mundo!

 

Vinhos de Bordeaux

Vinhos de Bordeaux. Foto: Pixabay

 

A ligação de extremo sucesso entre Bordeaux e o vinho atrai turistas de todo o mundo. A porta de entrada da cidade para os amantes do vinho se dá ao longo do cais, no coração do distrito histórico.  Isso porque é lá que fica localizado o monumental e interativo museu Cité Du Vin. A atração funciona como uma vitrine aos enoturistas, pois oferece degustações dos mais famosos vinhos do mundo.

 

Essa região vinícola é composta por mais de 8500 produtores. Geralmente eles realizam o plantio das uvas tintas Cabernet Sauvignon, Merlot e Vabernet Franc. Além dessas, também são cultivadas as uvas brancas Sauvignon Blanc, Muscadelle e Semillon. Outro detalhe importante é que a região vinícola é dividida em sub-regiões, que utilizam o padrão Bordeaux AOC.

 

Essas sub-regiões fascinam a todos, pois possuem castelos magníficos, paisagens deslumbrantes e vinhos deliciosos, de qualidade incomparável. Uma rota extraordinária para um inesquecível Wine Tour.  Entre as sub-regiões que oferecem experiências únicas e inesquecíveis aos enoturistas podemos destacar as comunas de são Saint-Émilion, Pomerol, Médoc, Graves, Entre-Deux-Mers e Sauternes. Conheça a seguir mais um pouco sobre elas:

 

Entre-Deux-Mers, a maior vinha de Bordeaux

 

Localizada entre os rios Garonne e Dordogne, a região de Entre-Deux-Mers possui relação histórica com o vinho desde a Idade Média. Isso porque reza a lenda que os monges beneditinos serviam vinho para os peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.

 

Sendo assim, a área turística ficou tradicionalmente conhecida pelos seus vinhos brancos secos e doces. Entre os vários produzidos na região podemos destacar o Bordeaux, Entre-deux-Mers-Haut-Benauge, Côtes de Bordeaux Saint-Macaire, Graves de Vayres, Cadillac, Loupiac e vários outros.

 

Graves – Bordeaux, França

 

Graves tem reputação enológica devido à exportação de um vinho rosé escuro, o Red Bordeaux. Em países do Reino Unido, principalmente na Inglaterra, eleé mais conhecido como “claret”. O termo significa “vinhos leves e frutados, fáceis de beber”.

 

Sauternes, produtora dos melhores vinhos botritizados do mundo!

 

Fungo Botrytis cinerea, Bordeaux, França

Uvas atacadas pelo fungo Botrytis cinerea. Foto: Adobe Stock

 

Sauternes é conhecida pela “podridão nobre” (La Pourriture Noble, em francês). Esse termo se dá em virtude do clima na região de Sauternes, que forma névoas matinais propícias ao desenvolvimento de um fungo que ataca as uvas, apodrecendo-as. Esse fungo é o Botrytis cinerea, que se torna um diferencial na produção de vinhos doces. Isso porque ele eleva os níveis de acidez e açúcar da uva e dá uma complexidade aromática generosa, robusta e inigualável aos vinhos botritizados da região.

 

A medieval cidade de Saint-Emilion

 

Saint-Emilion, Bordeaux, França

Saint-Emilion, França

 

Saint-Emilion é a mais famosa cidade do tour do vinho de Bordeaux. Isso porque além de ser listada como Patrimônio Mundial da UNESCO, o vilarejo, surgido no século VIII, também possui atrações que vão muito além dos vinhos de prestígio internacional.

 

Nessa pequena cidade construída em forma de um anfiteatro, é possível visitar vários monumentos históricos. Entre eles podemos citar a igreja monolítica (construída com apenas um bloco de pedra) e a Capela da Trinidade, construída no século 13. Mais adiante, vale a pena dar uma passadinha pela Porta Brunet. E se ainda sobrar pique, se deslocar até as ruínas do Palais Cardinal, uma edificação religiosa datada do século 12.

 

Ao redor desses e de outros monumentos históricos encontram-se mais de 5.000 hectares de vinícolas. Entre elas podemos citar as prestigiadas AOC’s Saint-Emilion e Saint-Emilion Grand Cru, Saint-Georges-Saint-Emilion, Montagne-Saint-Emilion, Puisseguin-Saint-Emilion e Lussac-Saint-Emilion.

 

A região vinícola do Médoc, na França

 

Médoc

Médoc possui os mais belos castelos dos vinhedos de Bordeaux. Foto: Fotolia

 

Conhecida como “Route des Châteaux” (rota dos castelos, em francês), Médoc é o destino turístico ideal para os amantes de vinhos. Isso porque a cidade possui oito das denominações mais famosas de Bordeaux, como a Médoc, Haut-Médoc, Moulis-en-Médoc, Listrac-Médoc, Saint-Estèphe, Pauillac, Saint-Julien e Margaux. Pode-se dizer que o vinho da região é composto, basicamente, pelas uvas Cabernet Sauvignon e Merlot.

 

Além disso, Médoc oferece uma rota de arte e vinho, que mistura um caminho enológico repleto dos mais belos castelos dos vinhedos de Bordeaux. Vale a pena uma visita!

 

Bordeaux, vinho e festa!

 

Pinterest Fête Le Vin

Fête Le Vin, Bordeaux – França. Foto: Pinterest

 

Bordeaux literalmente respira o vinho, não apenas em uma ênfase textual: a cultura da videira está realmente enraizada na cidade. Portanto, pode-se afirmar que Bordeaux é, sem dúvidas, a mais bela cidade e capital do vinho.  Além disso, a cidade ainda promove eventos únicos e apetitosos aos paladares de um bom enoturista, seja ele um profissional do ramo ou apenas um apreciador.

 

Dentre os eventos promovidos por Bordeaux, podemos citar a Vinexpo, que é uma das maiores exposições de vinhos do mundo. Entretanto, a Vinexpo é reservada apenas aos profissionais e grandes distribuidores. Contudo, Bordeaux também realiza eventos ao público em geral. Lá acontece a Weekend Des Grands Crus, que oferece degustações dos mais variados vinhos de Bordeaux aos apreciadores da bebida.

 

A Fête Le Vin é outro festival do vinho promovido pela cidade. O festival oferece descobertas e experiências propostas em taças, como oficinas de explorações de sabores e aromas e workshops. Além disso, durante a Fête Le Vineventos e jantares são oferecidos nos castelos da região. Assim, podemos concluir que Bordeaux é aberta a todos, um incrível destino turístico do vinho!

 

Que tal degustar os excelentes vinhos de Bordeaux na companhia de guias turísticos bilíngues? A GIMtravel oferece visitas guiadas pelos vinhedos de Bordeaux e por outras regiões vinícolas da França; escolha hoje mesmo o seu Wine Tour e agende a sua viagem!

2 Responses

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: