Ano Novo na França: o que fazer? onde ir?

new-years-Pixabay

 

O Ano Novo na França, pode ser uma experiência inesquecível. A França é um dos destinos turísticos mais deslumbrantes do mundo e que atrai pessoas de todos os lugares do planeta durante os 365 dias do ano. Reduto de atrações capazes de proporcionar fascínio a qualquer viajante, a França também possui uma das viradas de ano mais comemoradas do mundo. A noite de Ano Novo na França é uma celebração cheia de alegria, bem iluminada e regada com boas taças de champanhe – bebida nacional francesa.

 

As tradições do Ano Novo na França

 

dinde-farcie-aux-morilles-Cuisine Actuelle

Dinde Farcie (peru recheado), um dos pratos servidos na virada de ano na França. Foto: Cuisine Actuelle

 

As tradições de Ano Novo na França, podem reunir alguns costumes bem familiares aos nossos olhos, como uma mesa farta. No ano novo, os franceses não dispensam à mesa o famoso Foie Gras como prato de entrada, o sabor do Dinde farcie (peru recheado) como menu principal e do Galette des Rois como sobremesa. A champanhe é a bebida oficial das comemorações de ano novo na França e não se tem o hábito de esperar a meia-noite para começar a comer, pois a virada de ano no país é uma festa para ser comemorada desde cedo, em um jantar íntimo com os familiares ou com uma noite dançante com os amigos.

 

cuisine-Foie Gras

O Foie Gras é servido como prato de entrada no Réveillon francês. Foto: Pixabay

 

À meia-noite, ouvem-se por todos os cantos do país os gritos de “Bonne Année!” (Feliz ano novo, em francês) acompanhados de brindes e estouros de champanhe. A França festeja a virada de ano com mais champanhe do que fogos de artifícios. Diferentemente de vários outros países ao redor do mundo, a França não possui uma tradição de queima de fogos durante a passagem de ano; suas cidades são decoradas com pequenas luzes que abrilhantam ainda mais os encantadores monumentos mundialmente famosos.
O dia do Ano Novo na França, 31 de dezembro, é chamado pelos franceses de La Saint-Sylvestre, le nouvel an ou ainda, le jour de I’an. É uma data comemorada com muito barulho de buzinas e trompetes para saudar o novo ano. As saudações de Feliz ano novo entre amigos e conhecidos, dura até o Dia da Epifania, no dia 6 de janeiro, data em que se celebra o Dia de Reis. Nesse dia é tradição na França comer a saborosa Gallete des Rois, também chamada de Bolo Parisiense.

 

galette-des-rois-Pixabay

Um dos possíveis formatos da Galette des Rois (pão parisiense). Foto: Pixabay

O Dia da Epifania comemora a visita dos três reis magos ao menino Jesus. A tradição do Galette des Rois vem desde a Idade Média, onde o bolo é compartilhado em tantas partes quanto ao número de convidados. O bolo é uma espécie de panqueca feita a partir de massa folhada, assada no forno e servida com geleias; no sul da França, o Galette des Rois ganha uma versão de pão doce em forma de coroa e aroma de água de flor de laranjeira.

A partilha do bolo ou do pão doce geralmente é realizada com acompanhamento de alguma bebida, como suco de maçã, cidra, vinhos brancos, moscatel ou champanhe. A tradição do bolo no Dia de Reis passa pela ocultação de uma pequena peça de porcelana (geralmente um bonequinho ou santo), a pessoa que descobre tem o direito de usar uma coroa de fantasia e, em seguida, escolhe sua rainha ou rei e partem para a festa.

O mês de janeiro é todo destinado às boas vindas do novo ano na França. À partir do dia primeiro do mês (ou do ano, se assim preferir) é que se inicia o envio dos cartões com mensagens de felicitações e próspero ano novo. Pode até soar estranho, mas é super normal receber um “Bonne Année” até os últimos dias do mês de janeiro na França, o povo de lá é muito generoso nesse aspecto cordial de comemorar o novo ano. Nunca esqueça: Bonne Année!

 

Atrações de Paris durante o ano novo na França

 

Ano novo na França - Paris - Pinterest

Ano Novo na França – Paris. Foto: Pinterest

 

Destino de centenas de milhares de turistas por ano, Paris guarda um universo de experiências exclusivas para uma virada de ano espetacular. A Cidade Luz ganha mais cores e enfeites nessa época e seus principais monumentos ficam ainda mais deslumbrantes. Apesar do frio, a decoração de Natal e de Ano Novo é uma atração imperdível.

Muitas pessoas se reúnem na Champs Elysées para ouvir as badaladas do sino; um aviso aos desavisados : Não existe queima de fogos na Torre Eiffel. Apesar de muitos sites divulgarem fotos de fogos, eles são do dia 14 de JUlho (Festa Nacional da queda da Bastilha). No ano novo a comemoração pública se concentra na Champs Elysées. O Arco do Trinfo sempre iluminado com cores vibrantes nos mínimos detalhes é acompanhado por olhares atentos de um mar de gente animada e muita música. A cidade mais romântica do mundo fica ainda mais convidativa para um passeio a dois durante a virada de ano, pois um tour por Paris toda iluminada é realmente algo divino.

 

Ano Novo na França, Champs Elysee

Virada de ano na Champs Elysées. Foto: Pinterest

Durante as comemorações do ano novo na França, em Paris – capital da França, o transporte público funciona 24 horas e de graça, para facilitar a locomoção das pessoas pelos eventos oferecidos na cidade. Hotéis e restaurantes organizam espetáculos em festas privadas e são ótimas alternativas para quem deseja escapar do frio e das multidões, típicos dessa época do ano na França.

Para encantar adultos e crianças durante o Ano Novo na França, a magia acontece também no Parque Disneyland de Paris (Euro Disney), com fantásticas animações e eventos especiais de fim de ano. Pessoas de todas as idades embarcam na fantasia do universo da Disney, em um jantar exclusivo de Réveillon com os personagens da Disney. Mas é durante os shows de pirotecnia das luzes e fogos de artifícios lançados sobre o Castelo da Bela Adormecida que o passeio atinge o seu ápice. Uma viagem para ficar guardada para todo o sempre nos sonhos das pequenas crianças e nas lembranças dos adultos que presenciam o evento.

 

Ano Novo na França Fogos disney

Ano Novo na França – Disneyland Paris. Foto: Depositphotos

Outra dica de Ano Novo na França

Para os friorentos de plantão, uma alternativa, quase francesa e muito festiva e linda é passar o Ano Novo no principado de Mônaco. Localizado entre terras francesas, mas um país à parte, é uma ótima opção, pelas festividades e glamour que reserva nesta data do ano tão especial. Além das temperaturas à beira do Mar Mediterrâneo serem bem mais amenas.

Ano novo na França, opção Mônaco

Fogos em Mônaco – Ano Novo na França. Fonte : La Gachette de Mônaco.

A França, que por si só já é um país lindíssimo, fica todo enfeitado, iluminado e de braços abertos para oferecer aos seus visitantes sensações e experiências únicas durante o Reveillón. Bonne Année!

Torne seu ano novo na França ainda mais festivo e especial com a GIMtravel.
Nossa empresa é especializada em experiências únicas de viagem, em português. Entre em contato conosco e garanta um Réveillon inesquecível.

No Comments Yet.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: