Alugar carro em Paris vale a pena?

A decisão de alugar um carro em grandes cidades pode ser uma estratégia muito eficaz para conhecer o lugar de forma rápida e barata. Por isso, uma dúvida muito comum entre todos aqueles que desejam viajar para a França é se vale a pena alugar carro em Paris. Antes de chegar a uma conclusão sobre essa pergunta, é importante analisar os objetivos da viagem e os meios de locomoção na cidade. Dessa forma você será capaz otimizar a sua estada na capital francesa e assim, poderá visitar mais atrações de seu interesse. Veja a seguir:

 

Transportes públicos em Paris

 

Paris possui mais de 2 milhões de habitantes que se deslocam pela cidade, principalmente, através do transporte público. Dessa forma, os meios de locomoção utilizados diariamente pelos parisienses se dividem entre metrô, ônibus, o RER e os bondes. Há ainda o Noctilien (um ônibus noturno).

 

Além de conhecer os principais meios de transportes públicos, é importante entender que Paris é dividida em 6 zonas. Além de cobrir a região central e turística, esse mapa também cobre os subúrbios da cidade. Ainda, o transporte público de Paris alcança algumas cidades ao redor da capital.

 

Metrô

 

A forma mais fácil e popular para se locomover em Paris é através do uso do metrô. Com 16 linhas, ele consegue alcançar inúmeras regiões e pontos turísticos da cidade. Através dele você pode chegar na Torre Eiffel e no Museu do Louvre, por exemplo.

 

De fato, essa é uma das formas mais fáceis de conhecer Paris em uma primeira visita. Isso porque o serviço é muito bem sinalizado e as linhas são divididas de forma simples em números e cores.

 

Contudo, alugar carro em Paris ainda pode ser a melhor alternativa para você, já que o metrô na cidade não funciona 24 horas por dia.  Isso porque esse serviço de transporte funciona diariamente, porém, somente entre 05h30m e 00h30m. Nas sextas, sábados e em vésperas de feriado o horário é estendido até 01h40m.

 

Já com relação aos bilhetes, o visitante pode escolher entre inúmeras opções. Sendo assim, é possível comprar uma viagem simples, passe diário ou uma passagem para inúmeros dias na cidade. O bilhete simples custa 1,80€, enquanto que os outros variam de acordo com o tempo e as zonas escolhidas.

RER

 

O Réseau Express Régional (RER) é um sistema de trem de alta velocidade. Ele alcança inúmeros pontos de Paris e de cidades vizinhas. Ele também é muito utilizado para o transporte entre a capital francesa e os aeroportos Charles de Gaulle e Orly.

 

Dividido entre linhas A, B, C, D e E, esse meio de transporte possui estações espalhadas pela cidade. Uma vantagem é que os bilhetes para o RER são os mesmos utilizados no metrô.

 

O RER é uma das opções mais utilizadas para quem deseja visitar as cidades de Versailles. Na cidade é onde fica localizado o famoso Château de Versailles, e Giverny, local dos jardins de Monet.

Ônibus

 

O sistema de ônibus de Paris também é uma boa opção para se conhecer a cidade. Apesar de ser um meio mais demorado devido ao trânsito intenso, essa possibilidade é ideal para quem tem tempo de sobra e deseja apreciar a paisagem.

 

Em geral, os ônibus circulam entre 8h30 e 20h30, mas as principais linhas continuam em funcionamento até 00h30. Durante a noite, os ônibus noturnos conhecidos como Noctilien circulam pela cidade entre 00h30 e 05h30.

Alugar carro em Paris ou contratar serviços de transfer/traslados?

 

Alugar carro em Paris também pode deixar o turista inseguro. Isso porque se trata de uma tarefa que requer conhecimento de várias leis e normas de outro país, principalmente as aplicáveis ao trânsito. Dessa forma, contar com os serviços especializados de transporte oferecidos por empresas de turismo é uma boa forma de conhecer Paris com mais conforto e segurança. A GIMtravel é uma dessas empresas especializadas em visitas turísticas na França, voltada a facilitar a experiência dos visitantes.

 

Em Paris, a empresa disponibiliza um City Tour com transporte e guias habilitados em português. Através desses passeios é possível conhecer de forma confortável os melhores destinos turísticos da França. Entre eles podemos destacar o Museu do Louvre, as margens do Rio Sena e suas lindas pontes, a famosa Avenida Champs-Élysées e até mesmo a vista da Torre Eiffel.

 

Ainda, a GIMtravel apresenta serviços de transfer/traslados entre os aeroportos de Paris e o hotel, o que facilita e agiliza a chegada do turista à cidade. Para maior comodidade do viajante, a GIMtravel também oferece roteiros personalizados e possui parceria para compra de chip internacional de celular, além de seguro viagem e locação de iates e lanchas.

Novidade pela frente: CDG Express

 

Em fevereiro deste ano, o Ministério dos Transportes da França anunciou a construção de um projeto denominado CDG Express. A proposta é ligar o centro de Paris e o Aeroporto Charles de Gaulle de forma rápida e eficiente.

 

Atualmente, esse percurso pode ser feito através do RER, mas demora mais de 40 minutos. Com o CDG Express, o tempo de viagem deve ser  reduzido pela metade. Ou seja, a viagem entre Paris e o Aeroporto Charles de Gaulle vai durar 20 minutos.

 

Na projeção inicial, o valor do bilhete vai girar em torno de 24€. Além disso, os planos do governo francês são de que essa novidade seja implantada antes dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Afinal, alugar carro em Paris vale a pena?

 

Após avaliar todas as formas de transporte citadas, a resposta a essa pergunta varia de acordo com o perfil de cada viajante e com o objetivo da viagem. Para viagens com um orçamento menor, Paris apresenta inúmeras formas baratas e eficazes de locomoção. Além disso, é importante ressaltar que você também pode visitar vários pontos turísticos de Paris a pé.

 

Já para quem possui um orçamento maior e busca uma viagem mais confortável, os serviços de transfer e City Tour são uma ótima opção! Esse serviço otimiza a viagem a partir de um roteiro organizado por proximidade e os melhores horários para visitar cada atração. Ainda, o viajante pode aproveitar o trajeto sem se preocupar com questões como trânsito, GPS ou intercorrências mecânicas.

 

Portanto, alugar um carro em Paris nem sempre é a melhor opção! Apostar na eficiência dos transportes públicos franceses ou em serviços de transfer/traslados oferecidos pela GIMtravel pode tornar a sua viagem muito melhor pela cidade!

No tags 0 Comments 0

No Comments Yet.

Deixe seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: